Investidor Privado A semana dia-a-dia: A decisão da DBRS, o FMI e as contas da Jerónimo Martins

A semana dia-a-dia: A decisão da DBRS, o FMI e as contas da Jerónimo Martins

Numa semana mais curta nos mercados, as novas previsões do FMI para a economia, a decisão da DBRS sobre o "rating" de Portugal e o pontapé de saída nos resultados em Lisboa agitam a negociação.
A semana dia-a-dia: A decisão da DBRS, o FMI e as contas da Jerónimo Martins
Reuters
Patrícia Abreu 16 de abril de 2017 às 19:19
Segunda-feira China divulga números do PIB no primeiro trimestre
Num dia em que as bolsas europeias e norte-americanas estão encerradas devido à segunda-feira de Páscoa, a China divulga os números mais recentes do produto interno bruto (PIB). De acordo com as estimativas dos economistas consultados pela agência Bloomberg, a economia chinesa deverá ter crescido 6,8% nos primeiros três meses do ano, suportada por preços mais elevados nos imóveis e na produção. 

Terça-feira FMI actualiza as suas previsões para a economia global

Antes do encontro de Primavera com o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga o seu "outlook" para a economia global. O relatório será apresentado pelo economista-chefe da instituição Maury Obstfeld numa conferência de imprensa em Washington. Este documento surge depois de Christine Lagarde ter admitido que "a economia mundial está a ganhar dinamismo".

Quarta-feira Portugal procura até 1.250 milhões em dívida de curto prazo

O IGCP anunciou na semana passada a realização de um duplo leilão de dívida de curto prazo esta semana. Depois de ter emitido 1.250 milhões de euros em obrigações do tesouro (OT) a cinco e oito anos com juros mais baixos, o Tesouro português procura levantar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros, nas operações agendadas para esta quarta-feira. Os títulos têm maturidade em 21 de Junho e 16 de Março de 2018.

Quarta-feira Livro Bege da Fed com novas previsões para os EUA

Na semana em que a instituição liderada por Christine Lagarde actualiza as suas previsões para a economia mundial será ainda divulgado, na quarta-feira, o Livro Bege da Reserva Federal dos EUA. O documento deverá deixar novas indicações sobre a evolução da economia do país. Perspectivas positivas poderão suportar a tese para novos aumentos de juros por parte do banco central norte-americano.

Quinta-feira Jerónimo Martins inaugura resultados trimestrais no PSI-20

A Jerónimo Martins dá o pontapé de saída na divulgação de resultados trimestrais na bolsa de Lisboa. A retalhista da família Soares dos Santos divulga, após o fecho do mercado, as contas relativas à sua actividade nos primeiros três meses do ano. Nos EUA a semana também será de divulgação de resultados. Um dia antes da Jerónimo Martins, Morgan Stanley e BlackRock apresentam o balanço dos primeiros três meses do ano. 

Sexta-feira DBRS pronuncia-se sobre "rating" de Portugal


A agência de notação financeira canadiana DBRS, a única que mantém o "rating" de Portugal com uma classificação de "investment grade", tem agendado para esta sexta-feira um possível comentário sobre a situação do país. Numa nota divulgada na semana passada, o Commerzbank refere que não descarta "a possibilidade de a DBRS mudar a tendência para positiva, dado o seu historial de ser muito "branda" ('dovish') em relação a Portugal. No entanto, dado os eventos de risco durante as próximas semanas e a venda do Novo Banco, isso parece prematuro na nossa opinião". A expectativa é que mantenha a avaliação.

A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Conselheiro de Trump 16.04.2017

Mais uma semana NEGRA,tendo quarta feira como o dia com a cereja em cima do bolo.Anda o borrego mimico aritmetico a tentar levar os entendidos na materia como lorpas.SIMPLES.

pub