Investidor Privado A semana dia-a-dia: As minutas da Fed, os resultados da banca e o orçamento

A semana dia-a-dia: As minutas da Fed, os resultados da banca e o orçamento

Numa semana que culmina com a apresentação do Orçamento do Estado para 2018 serão conhecidos os resultados de grandes bancos nos EUA, as minutas da Fed e ainda a reunião anual do FMI e do Banco Mundial
A semana dia-a-dia: As minutas da Fed, os resultados da banca e o orçamento
Patrícia Abreu 08 de outubro de 2017 às 18:55
Segunda-feira Ministros das finanças discutem futuro do MEE
A semana arranca com uma reunião do Eurogrupo. Os ministros das Finanças do Zona Euro encontram-se para discutir o futuro do mecanismo de estabilidade europeu (MEE) e o programa de ajustamento económico de Portugal.

Segunda-feira Membros do BCE discursam

Yves Mersch e Sabine Lautenschlaeger, membros do Banco Central Europeu, discursam no início da semana em diferentes eventos. Estes discursos decorrem no mês em que se espera que a instituição decida sobre o seu programa de estímulos monetários, depois de ter deixado tudo igual na reunião de Setembro. A evolução do euro será, contudo, um factor a ter em conta pela entidade na tomada de decisões futuras, em torno da redução do plano de compra de activos.

Terça-feira Banco Mundial e FMI realizam reunião anual

A reunião anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial é outro dos eventos que marca a semana. Os líderes de ambas as instituições, Christine Lagarde e Jim Yong Kim, Mario Draghi e outros representantes do Banco Central Europeu e da Reserva Federal participam em fóruns do evento que decorre até sexta-feira, em Washington. Temas como a política monetária e o crescimento económico marcam o encontro.

Quarta-feira IGCP emite até 1.250 milhões de euros em dívida a 5 e 10 anos
Portugal regressa, esta quarta-feira, ao mercado, com uma dupla emissão de dívida de longo prazo. O IGCP, liderado por Cristina Casalinho, pretende emitir títulos de dívida com maturidade em 17 de Outubro de 2022 (cinco anos) e 14 de Abril de 2027 (10 anos), tendo como objectivo angariar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros. Este será o primeiro leilão de obrigações desde que a S&P melhorou o "rating" da República Portuguesa. 

Quarta-feira Minutas da Fed dão indicações sobre nova subida dos juros
A Reserva Federal dos EUA divulga as minutas relativas à reunião de Setembro. O documento deverá conter algumas indicações sobre um novo aumento de juros no país, isto depois de a entidade ter anunciado que vai começar a reduzir o reinvestimento de activos a partir deste mês.
 

Quinta-feira Grandes Bancos dos EUA divulgam contas
São vários os bancos norte-americanos que reportam os seus resultados relativos ao terceiro trimestre do ano. JPMorgan e Citigroup apresentam contas esta quinta-feira, enquanto o Bank of America e o Wells Fargo reportam resultados um dia depois. 

Sexta-feira Executivo de António Costa entrega Orçamento para 2018

O Governo deverá entregar esta sexta-feira a sua proposta para o Orçamento do Estado para 2018. O documento deverá trazer reduções no IRS para alguns escalões, aumentos para as pensões mais baixas e mais investimento nalguns sectores, como a saúde, segundo as medidas já conhecidas. Ainda assim, as propostas deverão continuar a consagrar a Execução Orçamental e a descida do défice.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub