Investidor Privado A semana dia-a-dia: Todas as atenções voltadas para a reunião da Fed

A semana dia-a-dia: Todas as atenções voltadas para a reunião da Fed

Duas semanas depois da reunião do BCE, é a vez do banco central dos Estados Unidos definir a sua política monetária. Janet Yellen pode dar início ao processo de redução do balanço da Fed.
A semana dia-a-dia: Todas as atenções voltadas para a reunião da Fed
Raquel Godinho 17 de setembro de 2017 às 18:58
Segunda-feira Preços sobem na Zona Euro em agosto
A semana arranca com a publicação do índice de preços no consumidor, na Zona Euro, em Agosto. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipam que seja confirmada a estimativa rápida anunciada pelo Eurostat no final de Agosto. Ou seja, a taxa de inflação terá subido para 1,5% face aos 1,3% registados no mês anterior. Na última reunião do BCE, Mario Draghi reviu em baixa as estimativas para a inflação para 2018 "sobretudo a reflectir a recente valorização do euro". O BCE estima que o índice de preços suba 1,2%, o que compara com a previsão anterior de 1,5%. 

Terça-feira Imobiliário recupera nos Estados Unidos

Entre os principais dados económicos que serão conhecidos esta semana, do outro lado do Atlântico, destaca-se a construção de casas novas. Segundo os economistas consultados pela Bloomberg, em Agosto, a construção terá aumentado 2,2%, depois de ter caído 4,8%, no mês anterior. Um dia depois, serão conhecidas as vendas de casas usadas, em Agosto, que deverão subir pela primeira vez em três meses. As estimativas dos analistas apontam para uma subida de 0,6% depois do recuo de 1,3% registado um mês antes. Dados que apontam para a estabilização do imobiliário.  

Quarta-feira Fed pode começar a reduzir balanço

Na quarta-feira, termina a reunião de dois dias da Reserva Federal dos Estados Unidos. E este encontro será sucedido de uma conferência de imprensa. A expectativa dos economistas é de que seja anunciado o início do processo de redução do balanço do banco central de 4,2 biliões de dólares. Além disso, Janet Yellen deverá também anunciar a manutenção da taxa de juro de referência no intervalo de 1% e 1,25%. Durante a semana os investidores terão ainda outras pistas sobre os próximos movimentos do banco central nos discursos de outros membros da Fed. O presidente da Reserva Federal de São Francisco, John Williams, fala em Zurique, na sexta-feira. 
 


Quinta-feira Responsáveis europeus reunidos 
Está agendada para esta quinta-feira a conferência anual do Comité Europeu do Risco Sistémico, em Frankfurt. Mario Draghi, presidente do BCE, será o responsável pelo discurso de abertura. Estarão ainda presentes o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, o vice-presidente do BCE, Vitor Constâncio, e o governador do Riksbank, Stefan Ingves. No mesmo dia, também em Frankfurt, decorre a conferência do BCE: "Entender a inflação", onde estará Constâncio. Será também publicado o Boletim Económico do BCE.  

Sexta-feira Theresa May actualiza posição sobre Brexit
A primeira-ministra britânica, Theresa May, discursa em Florença para actualizar a posição do seu governo em relação ao Brexit. Na semana passada, May viu ser aprovada na Câmara dos Comuns a primeira legislação a ser votada no âmbito da realidade do divórcio com a UE. 

Sexta-feira OPEP fiscaliza cortes de produção
Na sexta-feira, o comité da OPEP que fiscaliza os cortes de produção acordados em Novembro reúne em Viena. Dois dias antes, reúne um painel de representantes técnicos do cartel que estima que, em Agosto, a implementação dos cortes tenha atingido os 94%. Há rumores de que os cortes possam ser estendidos além de Março. 





A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub