Investidor Privado A sua semana dia a dia: Palavras de Yellen, PIB e leilão de curto prazo

A sua semana dia a dia: Palavras de Yellen, PIB e leilão de curto prazo

A atenção dos mercados estará nas pistas que Janet Yellen irá deixar quando for ouvida no Senado. Em Portugal, é conhecido o valor do PIB em 2016 e há uma nova operação de financiamento através de Bilhetes do Tesouro.
A sua semana dia a dia: Palavras de Yellen, PIB e leilão de curto prazo
Rui Barroso 12 de fevereiro de 2017 às 19:00
Segunda-feira Trump, Trudeau e a política comercial dos EUA
O presidente americano, Donald Trump, recebe na Casa Branca o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau. A expectativa é que entre os assuntos abordados esteja o Acordo de Livre Comércio da América do Norte e que possam surgir mais pistas sobre as políticas dos EUA para o comércio internacional. 

Terça-feira Como se comportou a economia portuguesa em 2016

O Instituto Nacional de Estatística divulga a estimativa rápidas das Contas Nacionais Trimestrais, em que serão conhecidos os dados do PIB português no quarto trimestre. Na Zona Euro será também conhecidos os dados da segunda estimativa para o PIB nos últimos três meses de 2016, indicando também o crescimento por país.  

Terça-feira Yellen explica decisões de política monetária

A presidente da Reserva Federal dos EUA faz o seu testemunho semestral no Senado para explicar a evolução das decisões de política monetária, que se prolonga até quarta-feira. Os mercado procuram pistas nas declarações de Yellen após o comunicado da reunião de 1 de Fevereiro, em que os juros foram mantidos, ter dado poucas indicações sobre qual o ritmo que será adoptado na normalização das taxas de juro nos EUA. 

Quarta-feira Estado faz nova emissão de dívida de curto prazo

Depois de ter obtido 1.180 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a cinco e a sete anos na semana passada, o Estado regressa aos mercados de financiamento. Desta vez a operação incidirá em títulos de curto prazo, num duplo leilão de Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses. O montante indicativo é de entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros. É o segundo leilão de curto prazo do ano.

Quarta-feira Semapa mostra as contas anuais
Em plena época de apresentação de resultados, é a vez da Semapa mostrar os números de 2016 aos investidores. Isto depois da Navigator, em que detém quase 70%, ter mostrado uma subida de quase 11% do lucro no ano passado.  Na Europa são divulgadas ainda as contas de cotadas como a Euronext, a Deutsche Boerse, a Danone e a Heineken. Nos EUA, o dia também é activo em termos de resultados, com a Cisco e a Kraft Heinz a mostrarem os números.

Quinta-feira Os relatos da última reunião do BCE

O BCE divulga os relatos da última reunião de política monetária do Conselho de Governadores. Nesse encontro, que aconteceu a 19 de Janeiro, o banco central não fez alterações de política monetária. Mas os relatos estarão em foco para se perceber como os últimos dados da inflação estão a ser analisados pelos responsáveis do BCE.

Sexta-feira Moody's com opção para se pronunciar sobre Espanha
A Moody's tem a opção de se pronunciar sobre o "rating" de Espanha que está actualmente em Baa2 e com perspectiva estável. No mesmo dia a Fitch tem a opção de fazer revisões às notações do "rating" da Holanda e da Finlândia.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub