Investidor Privado A sua semana dia-a-dia: Investidores atentos a contas, inflação e leilão

A sua semana dia-a-dia: Investidores atentos a contas, inflação e leilão

Depois de uma semana marcada por um aumento da volatilidade nos mercados accionistas, os investidores estarão concentrados na publicação de indicadores, nomeadamente a taxa de inflação.
A sua semana dia-a-dia: Investidores atentos a contas, inflação e leilão
Negócios 11 de fevereiro de 2018 às 19:00
Segunda-feira INE publica indicadores
A semana arranca, em Portugal, com a publicação de vários indicadores económicos relevantes. Logo no primeiro dia da semana será conhecido o índice de preços no consumidor, em Fevereiro, os índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços, em Dezembro, e o índice de produção, emprego, remunerações e horas trabalhadas na construção e obras públicas, em Dezembro.

Terça-feira Mercado do petróleo em destaque

Terça-feira é dia de Carnaval, mas foi também o dia escolhido pela Agência Internacional de Energia (AIE) para publicar o relatório mensal sobre o mercado petrolífero. Um dia antes também o fará a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Na semana passada, a matéria-prima completou seis sessões em terreno negativo e sofreu a pior semana em quase um ano. O petróleo tem sido penalizado pelos receios dos investidores de que uma subida da produção americana possa anular os esforços da OPEP - que estabeleceu um corte na produção - para estabilizar o mercado.

Quarta-feira Primeiro leilão de longo prazo este ano
O IGCP agendou para esta quarta-feira um duplo leilão de dívida de longo prazo. O instituto liderado por Cristina Casalinho vai emitir dívida a cinco e dez anos, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros. Este duplo leilão de dívida será o primeiro de 2018, depois de, em Janeiro, o IGCP ter realizado uma emissão sindicada de dívida onde colocou quatro mil milhões de euros em títulos com maturidade em Outubro de 2018. Além desta emissão sindicada, a 17 de Janeiro, o IGCP colocou 1.750 milhões de euros em títulos de dívida de curto prazo.
 

Quarta-feira Bolsa atenta às contas do BCP
A Navigator deu, na semana passada, o "pontapé de saída" na época de resultados do quarto trimestre no PSI-20. Esta quarta-feira, os investidores voltam as suas atenções para os números do BCP, o único banco do índice de referência da bolsa nacional. O consenso dos analistas recolhido pela Bloomberg aponta para resultados líquidos de 175,22 milhões de euros, o que representa um forte crescimento face aos lucros de 23,9 milhões de euros obtidos em 2016. Na sexta-feira, também a Semapa divulga as suas contas anuais. 

Quinta-feira Preços nos EUA marcam semana

Os receios em torno da subida da inflação nos EUA foram uma das razões apontadas pelos analistas para o regresso da volatilidade aos mercados accionistas, na semana passada. E, esta semana, serão precisamente publicados vários indicadores relativos à evolução dos preços, do outro lado do Atlântico. Além da taxa de inflação, será conhecido o índice de preços no produtor, o índice de preços na importação e o índice de preços na exportação.

Sexta-feira Evolução do imobiliário na agenda 
O último dia da semana será também marcado pela publicação de indicadores relevantes, nos Estados Unidos. A construção de casas novas terá aumentado 2,8%, depois da queda de 8,2% registada um mês antes, segundo as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg.