Investidor Privado A Sua Semana Dia a Dia: Minutas da Fed e Juncker em Lisboa

A Sua Semana Dia a Dia: Minutas da Fed e Juncker em Lisboa

A primeira semana do ano será marcada pela divulgação de vários indicadores económicos importantes e pelas minutas da Fed, num período em que o presidente da Comissão Europeia participa num evento em Lisboa.
A Sua Semana Dia a Dia: Minutas da Fed e Juncker em Lisboa
Patrícia Abreu 03 de janeiro de 2017 às 07:15
Terça-feira Números na indústria nos EUA centram atenções
A primeira semana do ano será marcada pela divulgação de vários indicadores económicos dos dois lados do Atlântico. Esta terça-feira, 3 de Janeiro, será conhecido o Índice PMI para a indústria da Markit, relativo a Dezembro, nos EUA. Durante a semana serão ainda reportados novos dados relativos aos serviços. A expectativa é que os indicadores continuem a revelar melhorias na economia dos EUA. 

Quarta-feira Inflação deverá registar uma subida em Dezembro

O gabinete de estatísticas europeu deverá divulgar esta quarta-feira uma melhoria da inflação no último mês de 2016. De acordo com as previsões dos especialistas do Commerzbank, o índice de preços no consumidor na Zona Euro deverá subir de 0,6%, em Novembro, para 1,1%, em Dezembro. Um aumento justificado pelo banco de investimento com a subida dos preços da energia no mesmo período.

Quarta-feira Minutas da Fed dão guião para futuras subidas de juros

A Reserva Federal dos EUA divulga esta semana as minutas relativas à reunião de Dezembro. Depois de ter subido os juros pela primeira e única vez em 2016 e ter assinalado mais três subidas em 2017, a instituição liderada por Janet Yellen deverá deixar novas indicações sobre as próximas mexidas nos juros, este ano. As minutas deverão reforçar a intenção de acelerar o ritmo de normalização das taxas de juro, à medida que aumentam as pressões inflacionistas no país e a economia continua a acelerar.

Quinta-feira Juncker encontra-se com António Costa em Lisboa

A primeira semana do ano ficará marcada por um encontro entre o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro português, António Costa. Juncker irá participar no seminário diplomático organizado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo que a última deslocação do responsável a Lisboa teve lugar em Março passado, por ocasião da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sexta-feira Investidores atentos à evolução do desemprego nos EUA
Além da taxa de inflação na Europa, serão ainda conhecidos dados relativos à evolução do emprego, mas nos EUA. Um dia depois de ser conhecido o relatório da ADP para o emprego, relativo a Dezembro, com novas informações sobre a criação de novos postos de trabalho e das horas trabalhadas, é divulgada a taxa de desemprego no final desse mês. As estimativas da Bloomberg antecipam que a taxa se tenha fixado em 4,7%. 

Sexta-feira Membros do BCE e da Fed deixam pistas sobre juros

Com o novo ano regressam as presenças de membros da Fed e do BCE em vários eventos. E, tal como já é habitual, as suas declarações serão seguidas de perto pelos investidores, que procuram novas pistas sobre futuras decisões de política monetária nos EUA e na Zona Euro. Yves Mersch, um dos membros da autoridade monetária europeia, discursa em Paris, depois de o BCE ter estendido no último mês o seu plano de compra de activos. Já nos EUA, Jeffrey Lacker e Charles Evans discursam em eventos distintos, podendo indicar quando poderá ocorrer a próxima subida de juros. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub