Mercados A sua semana dia-a-dia: O BCE e o arranque da "earnings season" em Lisboa

A sua semana dia-a-dia: O BCE e o arranque da "earnings season" em Lisboa

A reunião de política monetária do BCE e o discurso de Draghi serão o ponto alto da semana, mas a negociação será ainda marcada pela divulgação de resultados nos EUA e em Portugal.
A sua semana dia-a-dia: O BCE e o arranque da "earnings season" em Lisboa
Jasper Juinen/Bloomberg
Patrícia Abreu 16 de julho de 2017 às 19:00
Segunda-feira Arranca nova emissão de obrigações para o retalho
Arranca esta segunda-feira a nova emissão de obrigações para o retalho. A operação decorre ao longo das próximas duas semanas e oferece uma taxa de 1,6%, a remuneração mais baixa destas emissões. O IGCP pretende colocar até 500 milhões de euros, mas pode aumentar este valor.

Segunda-feira
 China divulga dados do PIB no segundo trimestre

A China deverá dar a conhecer os números relativos à evolução da sua economia nos últimos três meses. Além do produto interno bruto (PIB), espera-se ainda que a segunda maior economia do mundo reporte a produção industrial e as vendas a retalho. Qualquer indicador abaixo das estimativas pode desencadear uma reacção negativa no mercado.

Terça-feira Grandes bancos de Wall Street divulgam contas do semestre

A época de resultados do segundo trimestre já arrancou e, ao longo desta semana, serão conhecidas as contas de alguns dos maiores bancos de Wall Street. Depois de na semana passada já terem sido conhecidos os resultados do Citigroup e do JPMorgan, esta terça-feira é a vez do Goldman Sachs e do Bank of America reportarem contas. Um dia depois é o Morgan Stanley a fazê-lo.
 
Quarta-feira
 Construção de casas novas nos EUA acelera em Junho
A construção de casas novas nos EUA deverá ter aumentado, em Junho, pela primeira vez em quatro meses, um sinal de que a construção está a recuperar. Segundo as estimativas da Bloomberg, a construção de novas habitações deverá ter atingido os 1.160 mil, acima dos 1.092 mil registadas um mês antes.

Quinta-feira Nos inaugura "earning season" na bolsa de Lisboa

A empresa de telecomunicações Nos é a primeira a apresentar resultados na bolsa de Lisboa. A operadora liderada por Miguel Almeida reporta esta quinta-feira os dados da sua actividade nos primeiros seis meses de 2017. Ainda esta semana, fora do PSI-20, a Glintt reporta as contas do exercício.


Quinta-feira Palavras de Draghi escrutinadas após decisão sobre juros
O discurso de Mario Draghi será novamente alvo do escrutínio dos investidores mundiais. Depois do presidente do BCE ter realçado, em Sintra, que as pressões sobre a inflação são "temporárias", os investidores procuram agora perceber se Draghi deixa indicações sobre uma eventual redução do seu programa de estímulos, na conferência de imprensa após a reunião de política monetária da instituição. No final de Agosto, o responsável estará presente em Jackson Hole.

Sexta-feira
 DBRS pronuncia-se sobre Alemanha e Fitch sobre Espanha

Esta sexta-feira será um dia repleto de possíveis acções de "rating". A DBRS tem agendada uma possível revisão da avaliação alemã, enquanto a Fitch pode pronunciar-se sobre a dívida espanhola, num momento em que o país ainda está a resolver em alguns problemas na banca. Já a Standard & Poor's poderá comentar a situação política e orçamental da Grécia.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub