Mercados num minuto Abertura dos mercados: Bolsas sem rumo e euro em alta antes da decisão Fed

Abertura dos mercados: Bolsas sem rumo e euro em alta antes da decisão Fed

As bolsas europeias estão a negociar sem uma tendência definida. Esta terça-feira começa o encontro da Reserva Federal e a expectativa do mercado é de que Yellen anuncie o início do processo de redução do balanço do banco.
Abertura dos mercados: Bolsas sem rumo e euro em alta antes da decisão Fed
Reuters

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,29% para 5.298,31 pontos

Stoxx 600 cede 0,14% para 381,40 pontos

Nikkei ganhou 1,96% para 20.299,38 pontos

"Yield" a 10 anos de Portugal sobe 0,1 pontos base para 2,437%

Euro sobe 0,35% para 1,1996 dólares

Petróleo aprecia 0,49% para 55,75 dólares por barril, em Londres 

Bolsas europeias sem rumo

As bolsas europeias estão a negociar sem uma tendência definida, num dia em que são divulgados vários dados económicos tanto para a Zona Euro como para os Estados Unidos. Além disso, começa hoje o encontro de dois dias da Reserva Federal dos Estados Unidos.

A expectativa dos economistas é de que seja anunciado o início do processo de redução do balanço do banco central de 4,5 biliões de dólares. Além disso, Janet Yellen deverá também anunciar a manutenção da taxa de juro de referência no intervalo de 1% e 1,25%.

O PSI-20 sobe 0,29%, impulsionado pelos ganhos do BCP, e lidera os ganhos na Europa. O espanhol IBEX 35 é o segundo índice que mais cresce, ganhando 0,15%. O Stoxx 600, índice de referência, perde 0,14%.

Juros pouco alterados

Os juros da dívida pública portuguesa a dez anos estão pouco alterados no mercado secundário, registando uma subida ligeira de 0,1 pontos base para 2,437%. Contudo, durante esta sessão os juros já negociaram nos 2,393%, o que corresponde ao valor mais baixo desde 3 de Dezembro de 2015. Na última sessão a queda tinha sido muito pronunciada, com a taxa de juro a recuar 36,8 pontos, o que corresponde à maior queda desde Fevereiro de 2016.

Este comportamento foi a reacção do mercado ao forte alívio à decisão da Standard & Poor's, que surpreendeu o mercado, ao retirar o "rating" do país de um patamar considerado de "lixo". Esta decisão assume uma importância vital porque há gestores de activos que estão impedidos de alocar mais do que uma pequena porção da carteira de investimento a obrigações classificadas como "lixo" pelas principais agências de "rating".

Os juros da Alemanha a dez anos seguem inalterados nos 0,455% a poucos dias das eleições no país. O prémio de risco da dívida Portugal está nos 198,2 pontos, situando-se também em mínimos de Dezembro de 2016.


Euro em alta

A moeda da Zona Euro está a ganhar terreno face ao dólar, subindo 0,35% para 1,1996 dólares. O euro continua assim no caminho dos ganhos face à divisa norte-americana e acumula um ganho de mais de 14% desde o início do ano.

Petróleo no verde

Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais, antes de serem revelados os dados das reservas de crude. O inquérito da Bloomberg aponta que as reservas de crude nos Estados Unidos terão aumentado em três milhões de barris na semana passada.

O West Texas Intermediate sobe 0,80% para 50,31 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, ganha 0,49% para 55,75 dólares por barril.


Ouro em alta

O ouro está a ganhar terreno, numa altura em que o mercado aguarda pela conclusão do encontro da Fed. Por esta altura, o metal amarelo sobe 0,13% para 1.309,13 dólares por onça.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub