Mercados num minuto Abertura dos mercados: Lisboa e Madrid contrariam ganhos europeus. Petróleo valoriza 1%

Abertura dos mercados: Lisboa e Madrid contrariam ganhos europeus. Petróleo valoriza 1%

O paládio não superava os 1.000 dólares por onça desde 2001. O petróleo avança 1% com as tensões no Iraque. As bolsas seguem em alta, com Madrid e Lisboa a serem as excepções. Já o euro perde terreno.
Abertura dos mercados: Lisboa e Madrid contrariam ganhos europeus. Petróleo valoriza 1%
Reuters
Diogo Cavaleiro 16 de outubro de 2017 às 09:33

Os mercados em números
PSI-20 desliza 0,39% para 5.436,58 pontos 

Stoxx 600 soma % para pontos

Nikkei avançou 0,47% para 21.255,56 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos ganha 0,2 pontos base para 2,335%

Euro recua 0,29% para 1,1786 dólares 

Petróleo em Londres ganha 1,03% para 57,76 dólares por barril 

 

Lisboa e Madrid escapam aos ganhos nas bolsas europeias

As bolsas europeias estão a negociar em alta, com duas excepções: Portugal e Espanha. O Stoxx Europe 600 segue a ganhar ligeiramente, somando terreno pelo terceiro dia consecutivo, e estando no valor mais elevado desde Junho. Na Ásia, o dia também foi de valorizações, com as praças a serem impulsionadas pela subida dos preços das matérias-primas.

 

Lisboa foge ao ganho, com o PSI-20 a cair, devido às fortes desvalorizações registadas pela EDP e pela REN, na sequência dos novos parâmetros regulatórios ditadas pela ERSE. Madrid resvala 0,66% com o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, a recusar esclarecer Madrid sobre a declaração de independência da região autónoma.

 

Juros caem na Europa

Os juros estão a cair um pouco por toda a Europa, com as "yields" implícitas das obrigações dos principais mercados do Velho Continente a recuarem face a sexta-feira.

Em Portugal, a tendência maioritária é de queda destas rendibilidades pedidas pelos investidores, mas a excepção é na maturidade a dez anos, a referência, em que há um agravamento de 0,2 pontos base para 2,335%. 

Euro cai pelo terceiro dia 

O euro está hoje a recuar, perdendo valor pelo terceiro dia seguido face ao dólar americano. A moeda dos Estados Unidos está a ganhar em relação às principais divisas congéneres, o que está a ser atribuído pela Bloomberg à ideia deixada por Janet Yellen, líder da Reserva Federal americana, de que a inflação deverá acelerar nos próximos tempos.

 

Petróleo soma com tensões no Iraque

O petróleo está a avançar nos mercados internacionais, com ganhos em torno de 1%. Cada barril de Brent do Mar do Norte negoceia nos 57,75 dólares em Londres, o que representa uma valorização de 1,01% face a ontem. Em Nova Iorque, o West Texas Intermediate, por sua vez, avança 0,95% para 51,94 dólares por barril.

 

A subida é justificada pela especulação das tensões entre forças curdas e forças iraquianas, que poderão afectar a oferta de petróleo na região do Médio Oriente, impulsionando os preços da matéria-prima.

 

Paládio em máximos

O paládio vale mais de 1.000 dólares por onça pela primeira vez desde 2001, de acordo com os dados compilados pela Bloomberg. Uma subida que passa pela maior procura pelo metal, usado nos dispositivos que controlam a poluição de automóveis.

Este ano, o avanço acumulado do paládio é de 47%, superior às valorizações acumuladas por outros metais, como é o caso do ouro, que também segue em alta.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
dia 20 de outubro BCP diga 0.33 Há 1 dia



sexta feira a DBRS vai voltar a subir os RATINGS do MILENIUM BCP e de PORTUGAL a partir desse dia o MILENIUM BCP irá ULTRAPASSAR os 0.33 por AÇÃO

pub