Investidor Privado Acções europeias são a grande aposta

Acções europeias são a grande aposta

A maioria dos bancos de investimento recomenda a aposta em acções do Velho Continente.
Acções europeias são a grande aposta
Patrícia Abreu 31 de outubro de 2017 às 12:15
A Europa é a região preferida dos especialistas para investir nos próximos meses. Com a economia europeia a recuperar e os resultados das empresas a reflectirem esta melhoria, as acções da região deverão continuar a apresentar um comportamento favorável. Conheça os melhores fundos para investir nas acções do Velho Continente.

As perspectivas para o investimento em acções europeias mantêm-se optimistas. Eleitas pelos bancos de investimento como o melhor destino de investimento para os próximos meses, as acções europeias deverão continuar a beneficiar com a política de estímulos na região, depois de Mario Draghi ter prolongado o programa de compra de activos por mais nove meses em 2018. "A decisão [do BCE] deverá dar mais força às acções europeias, na medida em que as condições financeiras vão permanecer acomodatícias e os juros é ainda improvável que subam rapidamente", defende Sandrine Perret, estratega do Credit Suisse.

O banco suíço refere, assim, que prefere a aposta em acções da Zona Euro, mantendo uma preferência pelas acções alemãs, uma vez que a Alemanha é a região mais bem posicionada para ter um bom desempenho neste ambiente. "A Suíça também pode beneficiar com este movimento, considerando a sua exposição à Zona Euro", acrescenta.


9%
Desempenho
O índice pan-europeu Stoxx 600 valoriza mais de 9% desde o início do ano.


Também a BlackRock recomenda a exposição a mercados accionistas fora dos EUA, "incluindo a Europa e o Japão". No seu "outlook" para o último trimestre do ano, a gestora norte-americana refere que "os resultados estão a crescer a um ritmo superior a 10% nas maiores regiões pela primeira vez desde 2005" e as previsões dos analistas mantêm-se optimistas para os resultados na Europa.

"Todos os dados económicos estão a ser muito fortes neste momento e estamos, de facto, a assistir a uma recuperação sincronizada", argumenta Keith Wade, economista-chefe da Schroders.

Mas, após um longo período de valorizações, a Fidelity alerta que é altura para ser selectivo e ter mais cautela na escolha de acções. Ainda que haja potencial para ganhos nas acções europeias, os ganhos fáceis já foram realizados. O investimento através de fundos de investimento pode ajudá-lo a minimizar os riscos. Contudo, a aposta em fundos de acções acarreta sempre um risco de investimento elevado e a exposição a estes activos é recomendável apenas para investidores que estejam dispostas a assumir perdas.

Se o objectivo é apostar na recuperação das acções europeias, há uma vasta lista de fundos que investem na região. Entre os melhores fundos que investem em acções cotadas no Velho Continente há desempenhos superiores a 20% nos últimos 12 meses. O AB FCP I - Eurozone Equity Portfolio acumula o melhor desempenho, com uma valorização superior a 27% num ano e de 16% num prazo a três anos. A portuguesa EDP é uma das maiores apostas em carteira, com mais de 3% do capital. 






A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

Agora é que a EDP vai ganhar milhões com a venda da EDPRenováveis, que não pára de subir...

EDP, DESILUSAO Há 2 semanas

Ha poucas semanas a cotacao estava a 3.39 euros, hoje esta a pouco mais de 3.00 euros, nao sei porque e que os investidores fogeml, apostar na construcao e turismo, isyo sim e o futuro

pub