Bolsa Altice USA entra hoje em Wall Street após IPO de 1,9 mil milhões de dólares

Altice USA entra hoje em Wall Street após IPO de 1,9 mil milhões de dólares

A empresa que controla a Meo vai encaixar 330 milhões de dólares com a operação. O restante será para os accionistas que também estão a vender no segundo maior IPO dos Estados Unidos este ano.
Altice USA entra hoje em Wall Street após IPO de 1,9 mil milhões de dólares
Bruno Simão
Nuno Carregueiro 22 de junho de 2017 às 09:26

A Altice USA fixou o preço de venda das acções no IPO em 30 dólares, ligeiramente acima do ponto médio do intervalo pré-definido (entre 27 e os 31 dólares).

 

A este preço, a operação de entrada na bolsa norte-americana fica avaliada em 1,9 mil milhões de dólares, sendo que grande parte do encaixe será para os accionistas que estão a vender acções neste IPO.

 

Para a empresa de Patrick Drahi o encaixe, já líquido de despesas, é de 330 milhões de dólares, através da venda de 12,1 milhões de acções. Os fundos BC Partners (20,9 milhões de títulos) e o fundo de investimento de pensões do Canadá (CPPIB) - que vai colocar 13,5 milhões de acções - ficam com a maioria do restante encaixe, sendo que depois desta operação vão reduzir a sua posição accionista na Altice USA.

 

Este é o segundo maior IPO deste ano nos Estados Unidos e de acordo com o Financial Times, avalia a Altice USA em 22 mil milhões de dólares. As acções que foram vendidas aos investidores começam a negociar em Wall Street esta quinta-feira, com o símbolo ATUS.

 

Patrick Drahi retém o controlo da Altice após o IPO e utilizará o encaixe da operação para amortizar parte da dívida que contraiu para comprar a Cablevision no ano passado. Esta aquisição permitiu à Altice elevar o número de clientes na televisão por cabo nos EUA para 4,9 milhões em 21 estados.

 

O encaixe com o IPO também terá como objectivo melhorar a sua situação financeira para comprar novos activos nos negócios de banda larga e comunicação nos Estados Unidos, como noticiou a Reuters. E já foram apontados possíveis alvos: a Cox Communications, detida em 31% pela Canada Pension Plan Investment Board e pela BC Partners.

 

Ao nível dos resultados, a Altice USA continua no vermelho, embora tenha conseguido diminuir os prejuízos em 2016 para 721 milhões de dólares (contra 1,11 mil milhões de dólares em 2015). O EBITDA subiu de 2,77 para 3,3 mil milhões de dólares.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub