Investidor Privado A semana que aí vem: A decisão da Fed, o rescaldo do BCE e o futuro do BFA

A semana que aí vem: A decisão da Fed, o rescaldo do BCE e o futuro do BFA

A Fed deverá decidir uma subida dos juros. Mas o foco será sobre o tom de Yellen. Na Zona Euro, após as decisões do BCE procuram-se pistas nas declarações de responsáveis do banco central. E os accionistas do BPI decidem sobre o BFA.
A semana que aí vem: A decisão da Fed, o rescaldo do BCE e o futuro do BFA
Rui Barroso 11 de dezembro de 2016 às 19:00

Zona Euro 
A  reacção dos governadores à reunião do BCE

O BCE anunciou novas medidas na reunião da passada quinta-feira, que foram interpretadas de forma ambígua pelos analistas. No início da semana, o presidente do banco central austríaco e membro do conselho de governadores do BCE, faz declarações públicas em Viena. No dia seguinte é a vez do finlandês  Liikanen fazer um discurso em Helsínquia.

Portugal
Accionistas do BPI decidem sobre venda de 2% do BFA

Os accionistas do BPI retomam a assembleia-geral, que tinha sido adiada em Novembro a pedido do CaixaBank, para deliberar sobre a venda de 2% do BFA a Isabel dos Santos. Na altura, o banco catalão, que tem em curso uma oferta pública de aquisição sobre a entidade liderada por Fernando Ulrich, justificou o adiamento para obter a confirmação por parte do BCE de que este passo é suficiente para resolver o problema da exposição do BPI a Angola.

Portugal
A evolução dos preços em Portugal

O INE divulga o índice de preços no consumidor, relativo a Novembro. No mês anterior os preços aceleraram para uma variação homóloga de 0,9%,  uma subida justificada pelo contributo do turismo e restauração. Em Setembro a variação homóloga do índice de preços tinha sido de 0,6%.

Portugal
Banco de Portugal divulga o boletim económico

O Banco de Portugal publica o Boletim Económico, documento em que a entidade liderada por Carlos Costa transmite a posição institucional do Banco sobre a economia portuguesa.

EUA
A Fed, a subida de juros e as pistas de Yellen

Após a reunião do Comité Federal do Mercado Aberto da Reserva Federal dos EUA serão anunciadas as decisões de política monetária. No mercado é atribuída uma probabilidade de quase 100% para que a Fed suba a taxa dos fundos federais, que está actualmente entre 0,25% e 0,50%. Mas mais que a decisão em si, o foco dos investidores poderá estar na orientação futura sobre a política monetária da maior economia do mundo, que será dada por Janet Yellen na conferência de imprensa.

Zona Euro
Índices PMI para medir o pulso à economia da Zona Euro

São divulgadas as estimativas rápidas dos índices de compra dos gestores (PMI), em Dezembro, um indicador avançado que serve para medir o ritmo da economia.   Nos dois últimos meses houve uma aceleração destes indicadores e, segundo os economistas do RBC Capital Markets, em Dezembro poderá continuar a assistir-se a uma tendência positiva.

Reino Unido
Banco de Inglaterra com reunião de política monetária

O Banco de Inglaterra reúne para tomar decisões de política monetária. Apesar do Brexit os últimos indicadores levam o mercado a antecipar que a entidade liderada por Mark Carney deixe as taxas de juro inalteradas. Serão também divulgadas as minutas da reunião. 
 
Portugal
Corticeira Amorim distribui dividendo extraordinário

A Corticeira Amorim distribuiu um dividendo extraordinário ilíquido de oito cêntimos por acção. Os títulos começam a negociar sem direito a essa remuneração esta quarta-feira, 14 de Dezembro.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Lol 12.12.2016

O Sr Fernando pode ter dinheiro mas é tão parolo lol

pub