Investidor Privado Antevisão da semana: Das decisões de Draghi ao ritmo das exportações portuguesas

Antevisão da semana: Das decisões de Draghi ao ritmo das exportações portuguesas

Todos os caminhos vão dar a Frankfurt. O BCE realiza a última reunião do ano, em que deverá dar indicações sobre o futuro do programa de compras. Em Portugal, os dados da balança comercial estarão em foco.
Antevisão da semana: Das decisões de Draghi ao ritmo das exportações portuguesas
Rui Barroso 04 de dezembro de 2016 às 19:00

Segunda-feira, 05 de Dezembro
Zona Euro – Dados da actividade económica em vésperas de BCE
A Markit divulga os índices de gestores de compras (PMI) compósitos e dos serviços, um indicador avançado que permite detectar como está a evoluir a actividade económica. Um indicador que chega poucos dias antes de o BCE realizar a última reunião de política monetária do ano. Outro indicador debaixo de olho é o da evolução das vendas a retalho na Zona Euro.


EUA – Dados sobre a actividade económica antes da Fed
Nos EUA é divulgado o índice ISM que mede a actividade não-industrial. E os analistas do RBC Capital Markets prevêem que também este indicador aponte para uma evolução salutar da maior economia do mundo. Isto pouco antes da reunião da Fed de 13 e 14 de Dezembro em que a entidade liderada por Janet Yellen poderá subir as taxas de juro.


Terça-feira, 06 de Dezembro
Zona Euro – Dados finais sobre o PIB do terceiro trimestre
O Eurostat divulga os dados finais sobre o PIB da Zona Euro com os respectivos agregados, o que permite aferir quais os factores que mais estão a beneficiar e a prejudicar o crescimento no espaço da moeda única.


Quarta-feira, 07 de Dezembro
Alemanha – Medir o pulso à indústria da locomotiva europeia
Na véspera da reunião do BCE são divulgados dados sobre a evolução da actividade industrial na maior economia da Zona Euro, referentes a Outubro. O Commerzbank refere que os últimos indicadores divulgados apontam para um dado positivo.
 
Quinta-feira, 08 de Dezembro
Zona Euro – Mario Draghi e o futuro do programa de compras
É o evento em destaque na agenda dos investidores esta semana. O BCE realiza a última reunião de política monetária, seguida da habitual conferência de imprensa de Mario Draghi. Isto no rescaldo do referendo em Itália. Entre a expectativa dos analistas está aferir se o BCE dará sinais de um prolongamento do programa alargado de compra de activos. E também se anunciará uma mudança das regras dessa arma de forma a aumentar o leque de títulos que o banco central poderá comprar de forma a manter o ritmo de compras.

Sexta-feira, 09 de Dezembro
Portugal – O rumo das exportações portuguesas
O INE divulga os dados do comércio internacional, referentes a Outubro. Em Setembro, as exportações de bens tinham crescido 6,6% em relação ao mesmo período de 2015, o melhor desempenho mensal desde Junho do ano passado. Já as importações tiveram um crescimento mais moderado, de 1,9%. Ainda assim, continuou a existir um défice da balança comercial na ordem dos 920 milhões de euros.


EUA  – Fed pode ter um último sinal de confiança
No final da semana são divulgados mais indicadores económicos que poderão ser analisados pela Fed para decidir a subida das taxas de juro na próxima semana. A Universidade de Michigan divulga o índice de sentimento dos consumidores, com o consenso do mercado a apontar para uma subida.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar