Investidor Privado Antevisão da semana: Das palavras de Draghi à decisão da OPEP e de Itália

Antevisão da semana: Das palavras de Draghi à decisão da OPEP e de Itália

A semana inicia-se com as explicações de Draghi sobre a política monetária no euro e fecha com o referendo em Itália, que tem centrado os receios dos mercados. Pelo meio, a OPEP tenta fechar o acordo para cortar a produção.
Antevisão da semana: Das palavras de Draghi à decisão da  OPEP e de Itália
Reuters
Rui Barroso 27 de Novembro de 2016 às 18:50

Segunda-feira, dia 28

Política monetária
Draghi informa eurodeputados sobre a política monetária

O presidente do Banco Central Europeu será ouvido no Parlamento Europeu para explicar as decisões de política monetária e analisar os recentes desenvolvimentos económicos e financeiros. Na agenda, estarão em discussão os impactos do Brexit e a análise à estabilidade financeira. Na próxima semana, a 8 de Dezembro, o BCE tem agendada a reunião de política monetária, onde poderá anunciar alterações ao programa alargado de compra de activos.

Terça-feira, dia 29

Economia
A confiança na economia nacional e da zona euro

Dia para tomar o pulso à confiança na economia e dos consumidores. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, relativos a Novembro. Serão divulgados também dados semelhantes em relação à Zona Euro.

Quarta-feira, dia 30

Política monetária
O Brexit e o impacto na estabilidade financeira

O Banco de Inglaterra divulga o relatório de estabilidade financeira, que indicará os riscos para o sistema bancário britânico. O documento terá também uma avaliação à capacidade de resistência das maiores entidades financeiras a cenários de stress.

Economia
A evolução dos preços na zona euro para BCE ver

A estimativa rápida da inflação na Zona Euro em Novembro será o último dado sobre a evolução dos preços antes da reunião do BCE, a 8 de Dezembro. Os economistas do RBC Capital Markets não antecipam uma grande aceleração da inflação, o que poderá levar o banco central a anunciar um reforço dos estímulos na próxima reunião.

Matérias-primas
Reunião da OPEP para efectivar corte de produção

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo  reúnem-se em Viena para tentar rectificar o acordo alcançado no final de Setembro na Argélia. Apesar desse entendimento, o mercado mostrou algumas dúvidas sobre até que ponto o acordo seria implementado.

Economia
Emprego e contas nacionais em Portugal
O INE divulga as contas nacionais referentes ao terceiro trimestre. Serão também conhecidas as estimativas mensais do emprego, referentes a Outubro.

Sexta-feira, dia 2

Economia
Dados do emprego nos eua no aquecimento para a reunião da FED

A divulgação dos dados sobre o mercado de trabalho nos EUA, referentes a Novembro, estarão no centro da atenção do mercado para aferir se os dados são compatíveis com uma subida das taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA ainda em Dezembro. Essa possibilidade é dada como quase certa pelos investidores.

Domingo, dia 4

Política
O referendo em Itália que enerva os mercados

Os italianos vão às urnas num referendo para aprovar a reforma constitucional proposta pelo primeiro-ministro Matteo Renzi. As últimas sondagens apontavam para um crescimento da rejeição dessa reforma o que, a concretizar-se, pode provocar um período de incerteza política com reflexo nos mercados.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub