Mercados Balanço de 2015: O último lugar do real no samba do cambial

Balanço de 2015: O último lugar do real no samba do cambial

Num ano em que tudo correu mal no Brasil, o real foi o principal prejudicado. De tal forma que registou em 2015 o pior desempenho, entre as principais moedas mundiais. O dólar sagrou-se rei, num Carnaval cambial sem a cor de outros tempos.
Balanço de 2015: O último lugar do real no samba do cambial
Reuters
André Tanque Jesus 31 de dezembro de 2015 às 16:16

A economia do Brasil definha a olhos vistos e assim deverá continuar em 2016. O produto interno bruto encolhe, o desemprego aumenta, a inflação galopa e, entre tudo isto, adensa-se uma verdadeira tempestade política. Sob o olhar distante do Cristo Redentor, o Senado Federal prepara em Brasília o "impeachment" de Dilma Rousseff. Resultado? O real garantiu em 2015 o último lugar no samba do cambial.

Ao longo de 12 meses, o real brasileiro perdeu 32,9% do seu valor face ao dólar norte-americano. Um desempenho que dá à moeda canarinha o último lugar entre as 16 principais de todo o mundo. Mas o ano não foi de festas. O rand sul-africano desvalorizou 25,2% e o dólar canadiano caiu 16,3%.

Se analisadas todas as concorrentes que desfilaram no sambódromo, o cenário perde ainda mais cor. O manat do Azerbaijão afundou 49,8%, ao passo que o tenge do Cazaquistão desvalorizou 46,5%. Por cá, o euro recuou 10,2%. 

A contrastar com um ano de esquecer esteve o dólar. Sagrou-se rei do carnaval, com o índice que segue a moeda face às 10 maiores congéneres a disparar um total de 9%. Mais impressionantes foram os sucessivos máximos históricos que fixou. E com a economia a crescer em força e a Reserva Federal dos EUA a reduzir os estímulos, o dólar entra no novo ano pronto a revalidar o título.




A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Gatunos 01.01.2016

Escumalha e o euro ? Ninguem fala da grande desvalorizaçao do euro face ao dolar ?
Foram mais de 25% de desvalorizacao no ano de 2015 muito perto do real brasileiro.

comentários mais recentes
Queenie 09.03.2017

Thikning like that shows an expert at work

Susannah 01.12.2016

Hi! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I really enjoy reading through your posts. Can you recommend any other blteo/wgbsises/forums that deal with the same topics? Thanks a lot!

Jace 01.12.2016

That's an inventive answer to an inrieesttng question

Gatunos 01.01.2016

Escumalha, então ninguem fala do euro ? Em 2015 o euro perdeu cerca de 25% do seu valor em relação ao dolar quase tanto como o real e bem uma linha sobre este facto ?
Em plena grande crise de bancarrotas de Portugal, Grecia e Irlanda em 2010/11 o euro chegou a 1,5 em relação ao dolar, porque a escumalha criminosa da Alemanha e dos seus paises lacaios em vez de porem o BCE a imprimir euros, enviaram troikas aos paiss do sul da europa para fo,,derem as economias e parirem milhoes de dexempregados.
Agora a UE e o euro têm os dias contados, pois o povo já percebeu a monumental burla do euro, que não passa de um bando de gatunos que se especializaram a roubarem os povos.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub