Mercados Bancos de investimento com perdas recorde nas commodities

Bancos de investimento com perdas recorde nas commodities

Os 12 maiores bancos de investimento mundiais registaram as piores receitas semestrais na área das commodities dos últimos 11 anos.
Bancos de investimento com perdas recorde nas commodities
Reuters
Mariana Adam 08 de setembro de 2017 às 13:10

Os 12 maiores bancos de investimento mundiais registaram as piores receitas semestrais na área das commodities dos últimos 11 anos. O Financial Times escreve, na edição de hoje, que a receita de negociação dos contratos de matérias primas caiu 41% nos primeiros seis meses de 2017 face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o jornal, a receita destes gigantes da banca na área das matérias-primas foi de 1,2 mil milhões de dólares, cerca de um quarto da receita arrecadada, por exemplo, no mesmo período de 2011, segundo os dados da Industry Coalition.

A Goldman Sachs já tinha assumido este falhanço depois do pior primeiro trimestre de sempre, mas os erros na avaliação não foram exclusivos da Goldman Sachs, mas transversais a grande parte do mercado, já que o preço das commodities tem caído a pique.

Os mesmos dados mostram que os bancos de investimento em geral resistiram ao primeiro semestre de 2017, com as receitas totais a registarem uma subida de 4%, para 82 mil milhões de dólares, impulsionadas com os fortes resultados do crédito e das titularizações de dívida a compensarem a fraqueza das commodities e do câmbio.


Alguns dos 12 grandes bancos estão, entretanto, a fazer cortes nas divisões de commodities - onde enfrentam mais regulação e preços baixos em activos-chave como o petróleo e renováveis - como consequência das perdas, mas a maioria aguarda os resultados da segunda metade do ano para avançar com mudanças mais radicais.


De acordo com o FT a grande questão para os investidores, particularmente no caso da Goldman Sachs, é se as receitas das matérias- primas já atingiram os mínimos.


Para já a Goldman não desiste. Segundo a Bloomberg, vai abrir um processo de recrutamento de "traders" estrela e vai colocar pesos-pesados do banco no terreno para captar novos clientes para esta divisão.

Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.




pub