Crédito Bancos prevêem aumento da procura de crédito

Bancos prevêem aumento da procura de crédito

As condições de concessão de crédito não sofreram grandes alterações no último trimestre do ano. E não deverão sofrer nos primeiros meses de 2018. Já a procura de crédito por parte de particulares registou um ligeiro aumento, o que deverá voltar a acontecer, prevêem os bancos.
Bancos prevêem aumento da procura de crédito
Sara Antunes 23 de janeiro de 2018 às 13:29

Os pedidos de financiamento por parte das famílias deverão aumentar no primeiro trimestre deste ano. Esta é a previsão dos bancos consultados pelo Banco de Portugal, segundo o relatório publicado esta terça-feira, 23 de Janeiro.

 

Já nos últimos três meses do ano se verificou uma procura maior, ainda que ligeira, por parte das famílias para financiamento. "A maioria dos bancos assinalou que a melhoria da confiança dos consumidores e o nível geral das taxas de juro contribuíram ligeiramente para o aumento da procura no segmento do crédito à habitação, tendo um banco assinalado ainda as perspectivas mais favoráveis do mercado da habitação, incluindo a esperada evolução dos preços da habitação", revela o Banco de Portugal através do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito.

 

E este cenário deverá manter-se, com a "generalidade dos bancos" a antecipar "um ligeiro aumento da procura de empréstimos em ambos os segmentos de crédito", seja para habitação seja para consumo.

 

Em 2017, até Novembro, os bancos emprestaram às famílias mais de 13 mil milhões de euros, o que corresponde ao valor mais elevado desde 2010, ano que antecedeu o pedido de ajuda financeira de Portugal e em que foram financiados mais de 16 mil milhões em novas operações.

 

No caso das empresas, os bancos reportaram uma estabilização da procura no último trimestre do ano passado, o que deverá voltar a verificar-se nos primeiros três meses de 2018.

 

Em termos de condições de concessão de crédito, os bancos não reportaram alterações significativas e prevêem uma estabilização das mesmas. 




pub