Bolsa BCP afunda mais de 4% e pressiona PSI-20

BCP afunda mais de 4% e pressiona PSI-20

A bolsa nacional está a contrariar os ganhos da Europa, penalizado pelo BCP. As acções negoceiam em mínimos de Maio, na quarta sessão consecutiva de quedas.
BCP afunda mais de 4% e pressiona PSI-20
Bruno Simão
Rita Faria 07 de setembro de 2017 às 11:32

A bolsa nacional está a contrariar a tendência positiva das principais praças europeias, penalizada pela forte descida dos títulos do BCP. Depois de ter iniciado a sessão em alta, o PSI-20 desce agora 0,41% para 5.108,43 pontos, negociando com sinal vermelho pela quarta sessão consecutiva.

 

Das 19 cotadas listadas no principal índice nacional, sete estão em queda, 11 em alta e uma inalterada.

 

Na Europa, os índices bolsistas negoceiam em alta, antes de serem conhecidas as conclusões da reunião mensal do Banco Central Europeu (BCE) e a beneficiar do acordo alcançado entre o presidente Donald Trump e os democratas para estender o tecto da dívida, que também garantiu ganhos nas bolsas dos EUA e na sessão asiática.

 

Na reunião de hoje do BCE, não se esperam alterações nos juros, mas a maioria dos economistas acredita que Mario Draghi vai aproveitar o encontro para preparar terreno para o anúncio, em Outubro, da diminuição do valor do programa de compra de activos a partir de 2018.

 

Em Lisboa, o BCP é a cotada que mais pressiona o PSI-20. O banco liderado por Nuno Amado cai 4,28% para 20,56 cêntimos – o valor mais baixo desde 18 de Maio – negociando em queda pela quarta sessão consecutiva. Neste período, as acções já acumulam uma descida de 9,23%.

 

Em queda seguem também a Pharol, os CTT e a Nos. A antiga PT SGPS desliza 1,61% para 30,6 cêntimos, os CTT perdem 0,12% para 5,094 euros e a operadora liderada por Miguel Almeida recua 0,39% para 5,314 euros.

 

Por outro lado, a travar maiores perdas do PSI-20 estão as cotadas do sector da energia, com a EDP a ganhar 0,53% para 3,24 euros, a EDP Renováveis a subir 0,58% para 6,938 euros e a Galp Energia a valorizar 0,74% para 14,21 euros.

 

Esta evolução da Galp acontece numa altura em que o Brent, que serve de referência a Portugal, ganha 0,46% para 54,45 dólares, enquanto o crude de Nova Iorque cai 0,47% para 48,93 dólares.  




A sua opinião68
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 07.09.2017

Não sei porquê, mas palpita-me que o BCP vai seguir o destino do BPN, BPP, BES, Banif.
Poupanças ou investimentos em bancos JÁ ERA.
Infelizmente os chamados reguladores/supervisores deram uma grande ajuda para o descrédito e querem que pagamentos superiores a 3.000,00 não possam ser concretizados em dinheiro vivo, para isso tinha de haver confiança para ter o dinheiro nos bancos, cá por mim nem vê-los.
Supervisores e bancos trafulhas são iguais.
As verdades são para ser ditas, doa a quem doer, já dizia o outro ...

comentários mais recentes
silva 07.09.2017

Parece ser o fim da impresa e leva BCP e novo Banco na queda, O BES estava para a PT como a Impresa para o BCP.

Anónimo 07.09.2017

Pois meus amigos eu hoje comprei ! Já no ultimo aumento de capital comprei baixei o preço médio e recuperei o que estava a perder. Se baixar vou comprar mais, confio na recuperação do país do banco e desta acção.... se me enganar paciência é bolsa é assim, ganha-se e perde-se, só quando se vende.

Anónimo 07.09.2017

Palpita-me que ainda vou comprar BCP lá para outubro abaixo dos 0,10, sendo certo que tal só será possível qd se souber o q já há muito se sabe no governo, venda do Novo Banco à Lone star vai cair e o Buda do chiado vai ficar com a criança nos braços: Ou Liquida ou assume prejuízo do BES BOM-BOM.

BCP, por amor de Deus 07.09.2017

Fujaaaaam! Eu avisei tantas e tantas vezes do price target de 0,18€ e poucos me ouviram... isto agora vai para os 0,13€. É o descalabro total!

ver mais comentários