Bolsa BCP com maior disparo em dois meses leva PSI-20 a primeiro ganho na semana

BCP com maior disparo em dois meses leva PSI-20 a primeiro ganho na semana

Apesar de ter estado a perder durante grande parte da sessão, o banco regressou aos ganhos nos últimos minutos de negociação. Ainda assim, não conseguiu impedir o balanço negativo semanal. Lisboa liderou as valorizações na Europa.
A carregar o vídeo ...
Paulo Zacarias Gomes 08 de setembro de 2017 às 16:39
A inversão de sinal na negociação das acções do BCP levou o banco à primeira sessão positiva da semana, elevando também consigo o principal índice nacional para o único dia de valorizações desde segunda-feira.

Os títulos do banco liderado por Nuno Amado terminaram a ganhar 6,12%, para 0,2117 euros, a recuperar uma parte das perdas aplicadas nos últimos dias. Foi a maior evolução em fim de sessão para o título desde 13 de Julho passado, há quase dois meses, em que tinha encerrado a sessão com uma subida de 6,28%.

Ainda assim, os ganhos não foram suficientes para recuperar da perda de mais de 7% de quinta-feira, e menos ainda das quedas nos dias que precederam. A semana fecha, assim, com um balanço negativo para o BCP de 6,53%, o pior desde Abril, sem notícias que o sustentem.

A penalização das acções do banco nos últimos dias coincidiu com a expectativa da manutenção de um ambiente de juros baixos na Zona Euro, reforçada na reunião de ontem do Banco Central Europeu, que afecta a actividade da banca. Na sessão, o banco privado viu serem movimentados 228 milhões de acções, um volume quase três vezes superior à média diária dos últimos seis meses, que foi de 80,4 milhões segundo dados da Bloomberg. 

Já o PSI-20 terminou a sessão a subir 0,54% para 5.101,67 pontos, com nove títulos em alta, nove em queda e um sem variação. Entre as valorizações, além do BCP, destacaram-se a Pharol e Mota Engil (ambas a subir mais de 1%), enquanto o universo EDP e a REN somaram menos de 0,5%.

Com o índice nacional a liderar as valorizações na Europa (onde os índices foram perdendo força à medida que se aproximava o final da sessão), a penalizar Lisboa estiveram ainda assim os títulos da Jerónimo Martins, Nos e Galp, todos a cair mais de 1%. O recuo da petrolífera coincide com deslizes no preço do barril de crude em Londres e Nova Iorque.

Esta sexta-feira, 8 de Setembro, foi o primeiro dia de valorizações na semana para a praça portuguesa, num contexto marcado pela tensão entre Coreia do Norte e EUA, a reunião do Banco Central Europeu, a apreciação do euro e os prejuízos causados pelo furacão Harvey nos EUA - a que se junta agora a perspectiva de mais danos a causar pelo furacão Irma que este fim-de-semana chega à costa da Florida.

No resto das praças europeias, o dia foi de ganhos ligeiros, pela terceira sessão positiva, com os sectores financeiros, dos serviços e da alimentação a liderarem as valorizações. O Stoxx 600 ganhou 0,15% para 375,51 pontos, com as apreciações a serem sustentadas por Madrid e Frankfurt, apesar de o euro ter voltado a manter-se acima dos 1,20 dólares, penalizando a prestação das exportadoras.

(Notícia em actualização)



A sua opinião136
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 08.09.2017

maniaco, depressivo, psicopata Criador de Touros anda por aqui

comentários mais recentes
Anónimo 10.09.2017

o Manuel Lopes é o massa bruta socialista ranhoso é só nicks uns atrás doutros a tentar enganar o parceiro

Manuel Lopes 10.09.2017

Criador de Touros és o maior maluco, psicopata de todos os tempos que passou aqui pelo jornal de negócios
És um advogado de 5 categoria abaixo de cão.
És um verdadeiro fdp de direita que andas por aqui
Ficas-te agarrado ao Bcp para sempre, tens o que mereces
Por isso tens a cabeça toda fodida

Anónimo 10.09.2017

o massa bruta ranhoso é o socialista paneleirão do forum que está sempre a meter-se com homens gosta de abafar a palhinha

Ó Massa Bruta 10.09.2017

És um caso irrecuperável! Não tens cura! Bates mal da bola! És o porteiro do fórum, pois és o primeiro a chegar e o último a sair!

ver mais comentários