Bolsa BCP e Corticeira Amorim copiam Europa e pressionam bolsa nacional

BCP e Corticeira Amorim copiam Europa e pressionam bolsa nacional

O PSI-20 acompanhou a tendência negativa das principais praças europeias, numa sessão em que os resultados abaixo do esperado penalizaram a confiança dos investidores.
BCP e Corticeira Amorim copiam Europa e pressionam bolsa nacional
Bloomberg
Nuno Carregueiro 02 de agosto de 2017 às 16:50

A bolsa nacional fechou em terreno negativo pela primeira vez esta semana, pressionada pelo BCP e pela Corticeira Amorim, copiando a tendência na Europa, que foi penalizada pela banca, pelos resultados abaixo do esperado e pelas exportadoras.

 

O PSI-20 caiu 0,54% para 5.208,34 pontos, com sete cotadas em alta, 10 em queda e duas sem variação.    

 

Nas bolsas europeias o dia também foi negativo, com os bons resultados da Apple (que levaram a fabricante do iPhone a máximos históricos e o Dow Jones a superar os 22 mil pontos) a serem ofuscados pela queda do dólar para mínimos de mais de dois anos face ao euro, que penaliza sobretudo as cotadas exportadoras.

 

A força do euro, que regista o período de ganhos mais forte desde 2013, levou já o Credit Suisse a rever em baixa a projecção de resultados das cotadas europeias. Os resultados também contribuíram para o tom negativo nas praças europeias, já que os números reportados pelos bancos Societe Generale e Commerzbank e pela mineira Rio Tinto ficaram abaixo do esperado.

 

Na praça portuguesa também foi o sector financeiro (BCP) e a apresentação de resultados (Corticeira Amorim) que mais penalizaram o PSI-20.

 

Em Lisboa a época de apresentação de resultados sofre um interregno depois de a Corticeira Amorim ter apresentado as contas do primeiro semestre, já que a próxima será a Sonae SGPS, a 24 de Agosto. E os números reportados pela fabricante de cortiça não agradaram aos investidores, já que as acções fecharam o dia a cair 2,49% para 11,57 euros, na queda mais intensa entre as cotadas do PSI-20.

 

A Corticeira Amorim anunciou antes do fecho da sessão que os lucros do primeiro semestre aumentaram 7,7% para 37,7 milhões de euros, mas ficaram abaixo do esperado pelos analistas do BPI (43,7 milhões de euros), que já admitem cortar as estimativas para a empresa liderada por Rios Amorim.

A queda mais forte foi registada pelo BCP, que acompanhou o sector e cedeu 2,65% para 23,85 cêntimos.

 

A terceira descida mais intensa do índice português foi protagonizada pela Ibersol, que cedeu 1,4% para 14,10 euros apesar de o CaixaBI ter elevado o preço-alvo da cotada para 15,10 euros.

 

Quanto aos pesos-pesados da praça portuguesa registaram variações típicas de uma sessão tranquila e de sinal contrário. Enquanto a Jerónimo Martins (-0,51% para 16,735 euros) pressionou o índice, a EDP (+0,39% para 3,054 euros) e a Galp Energia (+0,36% para 13,88 euros) limitaram as quedas. Esta última beneficiou com a inversão de tendência do petróleo, que em Londres está a ser transaccionado nos 52 dólares.   

 

A Mota-Engil valorizou 2,14% para 2,477 euros (segunda maior subida do PSI-20) no dia em que o Haitong publicou estimativas que apontam para que a construtora tenha registado prejuízos no primeiro semestre, apesar de perspectivar melhorias ao nível operacional. 


Entre as cotadas que foram penalizadas pela alta do euro face ao dólar, a Navigator caiu 0,82% para 3,616 euros e a Altri baixou 0,34% para 3,833 euros. 

(Notícia actualizada às 16:49)




A sua opinião40
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado RE: O MASSA BRUTA PEGA DE EMPURRÃO 02.08.2017

O MASSA BRUTA PEGA DE EMPURRÃO

estás a precisar dum bom psiquiatra, procura o hospital Julio de Matos em lisboa, porque tens a tua cabeça toda lixada

o MASSA BRUTA deve estar a rir, a fartazana toda com o teu Bcp
não te mates não...

comentários mais recentes
Anónimo 02.08.2017

O que devia ser um forum de debate e partilha de idéias, tornou-se mais uma enxovia que outra coisa! Acompanho desde há uns meses e nota-se a piorar de dia para dia! Houve alturas que ainda se lia alguma coisa razoável, mas agora foi tomado por uns reles estupores! Reina a bandalheira!

ó massinha vai fazer óó ; amanhã BCP + 10 02.08.2017




ó massinha os teus AMIGOS do pega de de EMPURRÃO dizem que tu andas em casa só com um vestidinho cor de ROSA á frente está escrito BCP 0.18 em letras grandes e atrás CORREÇÃO CORREçÂO CORREçÃO CORREÇÃO CORREÇÃO CORREÇÂO CORREÇÃO

Anónimo 02.08.2017

Amanhã BCP upa upa !!!!!!!

Anónimo 02.08.2017

Não sabem fazer dinheiro, insultam quem faz.

ver mais comentários
pub