Bolsa BCP e EDP levam PSI-20 para mínimos de um mês

BCP e EDP levam PSI-20 para mínimos de um mês

A bolsa nacional completou a maior série de desvalorizações desde Março numa sessão em todas as cotadas caíram, com excepção da Galp, Nos e Pharol.
BCP e EDP levam PSI-20 para mínimos de um mês
Miguel Baltazar
Rita Faria 23 de junho de 2017 às 16:47

Com quatro sessões consecutivas de quedas, a bolsa nacional completou esta sexta-feira, 23 de Junho, a maior série de desvalorizações desde meados de Março. Em mais uma sessão no vermelho, o PSI-20 caiu 0,85% para 5.200,64 pontos, o valor mais baixo desde 24 de Maio. Das 19 cotadas que formam o principal índice nacional, 16 fecharam em alta e três em queda.

Lisboa liderou mesmo as perdas na Europa, numa sessão em que a maioria dos índices do Velho Continente negoceia em queda ligeira.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, desce 0,20% para 387,75 pontos, no dia em que foi revelado que a actividade económica na Zona Euro desacelerou o seu crescimento em Junho, à custa do abrandamento do sector dos serviços.

Apesar de o petróleo estar a recuperar, os baixos preços da matéria-prima continuam a penalizar as empresas do sector da energia. Além destas, também o sector alimentar e automóvel contribuíram para o pessimismo.

Na bolsa nacional, o BCP e a EDP foram as cotadas que mais pressionaram o PSI-20. O banco liderado por Nuno Amado desceu 2,16% para 23,14 cêntimos, depois de ter chegado a desvalorizar mais de 3% na sessão de ontem, penalizado pela queda em bolsa do seu principal accionista - os chineses da Fosun, perante investigações dos reguladores ao crédito concedido às empresas em forte expansão internacional.

Já a EDP caiu 0,9% para 2,971 euros. No restante sector, a EDP Renováveis desvalorizou 0,7% para 6,961 euros, a REN recuou 1,44% para 2,80 euros e a Galp Energia subiu 0,08% para 13,115 euros.

A contribuir para a queda do PSI-20 estiveram também as cotadas do sector do retalho, com a Jerónimo Martins a descer 0,63% para 17,465 euros e a Sonae a perder 2,20% para 93,3 cêntimos. 

Além da Galp, só a Nos e a Pharol encerraram com sinal verde. A operadora liderada por Miguel Almeida ganhou 0,53% para 5,504 euros, apesar de o Haitong ter revisto 
em baixa o preço-alvo para as acções, de 7,6 euros para 7,1 euros, mantendo a recomendação de "comprar".

 

Numa nota de "research", o banco de investimento justificou o corte na avaliação com a revisão da estimativa para o "capex" (investimento operacional) ao longo dos próximos três anos.

A Pharol, por seu lado, ganhou 1% para 30,4 cêntimos, depois de ter sido noticiado que a Oi 
vai iniciar, a partir do dia 26 de Junho, um programa para acordo com credores da empresa, que está em recuperação judicial.


Em comunicado, a operadora que tem a Pharol como maior accionista, informa que a medida foi autorizada pelo tribunal que está responsável pelo processo da empresa.

 

(Notícia actualizada às 16:54)




A sua opinião81
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado MASSA BRUTA 23.06.2017

BCPATOS TENHAM A ATENÇÃO
PORTUGAL AUMENTOU A DIVIDA PRIVADA/PUBLICA, A NOSSA DIVIDA SUBERANA
QUE JÁ VAI NOS 133 % DO PIB, QUE QUANDO ESTIVERMOS PRÓXIMOS DOS 140% JÁ OS PARTIDOS DA ESQUERDA ESTARÃO A GRITAR O PERDÃO DE DIVIDA
ESTAMOS A QUASE DEPENADOS NOVAMENTE, QUE QUANDO A ESTRANGEIRADA COMEÇAR A FUGIR DA NOSSA BOLSA NOVAMENTE IRA SER UM DEUS NOS ACUDA
OS SHORTES ESTÃO MESMO A QUEREREM ENTRAR, E EU TAMBÉM IREI SHORTAR
TEM ATENÇÃO CRIADOR DE TOUROS E TODOS OS BCPATOS.....

comentários mais recentes
Rosa Pereira 25.06.2017

onde estás meu grande Criador de Touros?
já tomas-te os comprimidos e foste dormir?
paciencia, amanhã também é dia
eu estou e com os calores debaixo da minha saia..
sinto qua amanhã isto vai aquecer com o nosso Bcp a disparar com as noticias em italia
tens razão é bom para o nosso banco

Rosa Pereira 25.06.2017

boa noite meu amigo Bcpato Criador de Touros
se o comentário não é teu e de quem amigo? do papa?
mas deixa
eu está semana vou apostar que o nosso Bcp irá subir bem
vai passar bem a fasquia dos 24 centimos
para o ano ainda não deve haver dividendos, mas eu estou vendo bom trabalho do Amado

Criador de Touros 25.06.2017

O comentário das 21:35 não é meu.

Criador de Touros 25.06.2017

com estas boas noticias de Italia, antes que a guerra nuclear venha, vou reforçar no Bcp e comprar unidades parcipativas do Montepio Geral logo as 8 da manhã de amanhã porque é investimento forte a curto prazo
tudo o que é bancos é bom por as noticias transalpinas
amanhã as 16.30 estarei a chorar de alegria

ver mais comentários
pub