Bolsa BCP e Galp Energia impedem queda do PSI-20

BCP e Galp Energia impedem queda do PSI-20

Nesta sexta-feira 13, o principal índice da bolsa de Lisboa terminou em alta muito ligeira, com 13 cotadas em queda e impulsionado pelos ganhos do BCP e da Galp Energia. Entre as restantes praças europeias, não se verificou uma tendência definida.
A carregar o vídeo ...
Ana Laranjeiro 13 de outubro de 2017 às 16:43

O principal índice da bolsa de Lisboa terminou o dia em alta muito ligeira, em linha com o sentimento das principais praças do Velho Continente. O PSI-20 subiu 0,01% para 5.457,96 pontos, com 13 cotadas em queda, quatro em alta e uma inalterada. Olhando para a semana, o PSI-20 acumulou um ganho de 1,16%.

Esta sexta-feira, 13 de Outubro, fica marcada pela apresentação do Orçamento do Estados em Portugal. Entre as principais medidas já conhecidas está o alívio no IRS, com novos escalões, o agravamento do "selo" do carro em 2018 e que a taxa da energia paga pela Galp, EDP e REN mantém-se no próximo ano.

No plano internacional, destaque para os dados da inflação nos Estados Unidos da América. Os preços no consumidor na economia norte-americana registaram em Setembro a maior subida em oito meses, impulsionados pelo valor dos combustíveis num mês em que a produção e refinação de petróleo foi afectada por paragens devido à passagem dos furacões Harvey e Irma. Segundo o Departamento do Trabalho, o índice total de preços aumentou 0,5%, acima dos 0,4% verificados um mês antes, colocando a inflação anual em 2,2% - contra 1,9% em Agosto.

Na bolsa de Lisboa destaque para as acções do BCP e da Galp Energia.

Os títulos do banco liderado por Nuno Amado terminaram o dia a subir 2,07% para 25,13 cêntimos.

Na energia, a Galp fechou o dia com uma valorização de 1,51% para 15,425 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, valoriza 1,49% para 57,09 dólares por barril.

No universo EDP, a casa-mãe desceu 0,32% para 3,107 euros e a EDP Renováveis recuou 0,80% para 7,063 euros. A REN desceu 0,43% para 2,751 euros.

Além do BCP e da Galp, a Pharol também terminou em alta, com um ganho de 0,63% para 47,9 cêntimos, e a Corticeira Amorim, que subiu 0,12% para 12,15 euros.

A Jerónimo Martins, uma das empresas que tem mais peso no índice, cedeu 0,22% para 15,76 euros. E a Sonae recuou 0,58% para 1,025 euros.

A Nos perdeu 1,21% para 5,246 euros.

No sector da pasta e do papel, o sentimento também foi de perdas. A Altri desceu 1,07% para 5,368 euros. A Navigator perdeu 1,10% para 4,324 euros e a Semapa desvalorizou 1,70% para 17,01 euros.


(Notícia actualizada às 16:51)




A sua opinião19
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Omega Há 5 dias

Leiam a notícia do Jornal Económico "BPI - Subida do rating vai melhorar o rácio de capital do BCP........................" Em perspectiva grande salto na cotação do BCP.

Anónimo Há 5 dias

Voltando ao bcp parece que a cotação tem condições para avançar
O plano está a ser cumprido
Os ratings estão a melhorar
Tudo indica que os próximos resultados confirmam o referido
Próximo ano já se falará em dividendos
Aí teremos uma forte valorização da cotação
Já falta pouco

Anónimo Há 5 dias

Com satisfação registo regresso de CT
De facto faz falta a qualidade que genericamente plasma nos seus comentários

Esguicho Há 6 dias

Este sim, é o verdadeiro Criador de Touros e não um desses patetinhas que aqui se fazem passar por ele !!! Muito bom o seu comentário sobre a malfadada maçonaria ! Bem haja e um abraço deste seu amigo .

ver mais comentários
pub