Bolsa BCP e grupo EDP levam PSI-20 para terreno negativo

BCP e grupo EDP levam PSI-20 para terreno negativo

A bolsa nacional contraria a tendência positiva das principais praças europeias, penalizado pela queda do grupo EDP e pela descida superior a 3% do BCP.
BCP e grupo EDP levam PSI-20 para terreno negativo
Miguel Baltazar/Negócios
Rita Faria 25 de Outubro de 2016 às 11:07

A bolsa nacional já inverteu a tendência positiva do início da sessão, pressionada pelo BCP e pelas cotadas do grupo EDP. O PSI-20 segue nesta altura a cair 0,42% para 4.720,41 pontos, com 14 empresas em queda e apenas quatro em alta. 

Na Europa, a maioria dos índices segue em terreno positivo, impulsionados pelos resultados de empresas como a Orange e a Randstad Holding, que superaram as estimativas. O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,19% para 344,91 pontos, seguindo com sinal positiva pela primeira vez em três sessões.

Além da praça portuguesa, as únicas excepções são a bolsa de Madrid e de Atenas, que descem 0,21% e 0,5%, respectivamente.

No plano nacional, o BCP cai 3,52% para 1,259 euros, depois de ter chegado a afundar mais de 8%, naquela que é a segunda sessão após a fusão das acções. Ainda na banca, o BPI desce 0,18% para 1,128 euros, na véspera da apresentação dos resultados do terceiro trimestre.

Os analistas do departamento de "research" da Caixa Geral de Depósitos antecipam que o banco liderado por Fernando Ulrich terá fechado o terceiro trimestre com um resultado líquido consolidado de 58,5 milhões de euros - uma quebra de 2,9% face aos lucros de 60,2 milhões registados nos três meses anteriores e de 21,9% em relação aos resultados do trimestre homólogo.

O Montepio recua 0,9% para 44 cêntimos, um novo mínimo histórico.

A penalizar o PSI-20 estão também as cotadas do grupo EDP, com a empresa-mãe a recuar 0,5% para 3,013 euros e a EDP Renováveis a perder 0,87% para 7,052 euros.

Do lado das quedas estão também a Corticeira Amorim, os CTT e as empresas do sector da pasta e do papel.

As únicas cotadas que seguem com sinal verde são a Galp Energia, a Mota-Engil, a Sonae e a Nos. A petrolífera sobe 0,32% para 12,735 euros enquanto a construtora avança 0,06% para 1,801 euros, depois de ser revelado que o consórcio do qual faz parte – juntamente com a Sacyr e a paraguaia Ocho A - venceu o concurso para a construção de duas auto-estradas no Paraguai.

A Nos avança 0,38% para 6,099 euros e a Sonae valoriza 0,97% para 73,1 cêntimos. 




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Sapateiro da Brandoa Há 1 semana

o mais incrivel do nosso psi 18 que vale cerca de 4750 pontos
que basta desvalorizar apenas 0,50% que arrasta quase todos os titulos para o vermelho
se for uma desvalorização de 1,5% ou 2% será quase uma tempestade.

comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

O problema é que isto não é uma Bolsa...! É um porta-moedas ! Mas é o que temos... Também com a extrema esquerda no poder, que é que esperavam ???

alberto moura Há 1 semana

NAVIGATOR, a Caixa BI dá uma target de 4.70 euros noticia de ontem neste jornal, e uma subida dos lucros de - 2.7%,, mas este jornal nunca comenta estas noticias recentes desta Empresa, sabe-se lá porquê,

Sapateiro da Brandoa Há 1 semana

o mais incrivel do nosso psi 18 que vale cerca de 4750 pontos
que basta desvalorizar apenas 0,50% que arrasta quase todos os titulos para o vermelho
se for uma desvalorização de 1,5% ou 2% será quase uma tempestade.

Resposta de Labaredasa Sapateiro da Brandoa Há 1 semana

Tal e qual! Quantas vezes já dei por mim a constatar isso mesmo! Tem dias que até mete nojo!

pub
pub
pub
pub