Bolsa BCP e Jerónimo Martins mantêm PSI-20 no vermelho

BCP e Jerónimo Martins mantêm PSI-20 no vermelho

A bolsa de Lisboa continua a negociar em terreno negativo, penalizada sobretudo pelas acções do BCP e da Jerónimo Martins. Entre as restantes praças europeias, a tónica é sobretudo de perdas.
BCP e Jerónimo Martins mantêm PSI-20 no vermelho
Ana Laranjeiro 27 de janeiro de 2017 às 12:27

A bolsa nacional continua a negociar em terreno negativo. O PSI-20 desce 0,72% para 4.549,87 pontos, com a maioria das cotadas em queda. Entre as restantes praças europeias, o sentimento é sobretudo de perdas. Uma evolução que tem lugar depois do optimismo que marcou a negociação nas bolsas na sessão desta quinta-feira.

Em Lisboa, destaque para as acções do BCP e da Jerónimo Martins. As acções do banco liderado por Nuno Amado recuam 3% para 14,25 cêntimos isto numa altura em que os direitos de subscrição do aumento de capital afundam 8,89% para 61,5 cêntimos.

O BCP revelou ontem que o CEO, Nuno Amado, comprou mais de 12 mil direitos de subscrição do aumento de capital, pelo que irá investir perto de 100 mil euros na operação.

Esta sexta-feira, o Jornal Económico avança que a EDP deverá acompanhar o aumento de capital de 1.332 milhões de euros de forma a manter a participação qualificada superior a 2%. O Negócios apurou que a Sonangol e a InterOcêanico também devem acompanhar aumento de capital do BCP.

Os direitos negoceiam em bolsa até à próxima segunda-feira, 30 de Janeiro, terminando a 2 de Fevereiro (quinta-feira) o período de exercício. As novas acções deverão ser admitidas à negociação a 9 de Fevereiro.


Ainda na banca, o BPI, que revelou esta quinta-feira que no ano passado teve lucros de 313,3 milhões de euros, soma 0,09% para 1,133 euros.

No retalho, a Jerónimo Martins perde 0,93% para 15,515 euros e a Sonae recua 1,69% para 81,4 cêntimos.

Destaque pela negativa ainda para as acções da Galp Energia, que perdem 0,50% para 13,92 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para as importações nacionais, desce 1% para 55,68 dólares por barril.

Ainda no sector energético, a EDP Renováveis desvaloriza 0,82% para 6,037 euros. E a REN cai 1,01% para 2,56 euros.

Já a EDP avança 0,37% para 2,727 euros. Nas últimas horas foi conhecido que a EDP atingiu quatro milhões de clientes no mercado livre de electricidade. A energética atingiu a meta de clientes prevista para 2016. Já a produção de electricidade cresceu 10%, com mais chuva em Portugal e Espanha.

No sector da pasta e do papel, a Navigator segue inalterada nos 3,434 euros. A Semapa está também inalterada mas nos 13,17 euros e a Altri recua 1,22% para 4,126 euros.




A sua opinião12
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Em Portugal não há mercado para dois grandes retalhistas. A sonae está a arrear e a ser comida pelo jeronimo martins. Daí ter há quase dois anos um péssimo desempenho em bolsa !

Ramos Há 3 semanas

Minhas dicas X3 :-
THE NAVIGATOR :....,.Superada resistência em 3, 35!Caminho aberto para chegar, a curto prazo, em 3,95/4,00
Target / 4,60-4,80 .... em final deste ano!(Seguramente)
COFINA.......A curto prazo acima de 0,35/0,40
Target / 0,46-0,55... em final deste ano!(seguramente)
SONAE SGPS...Quebrando resistência em 0.89 ( para breve!!!) paragem em 1,05/1,10/1,20

OUTSIDER:
MOTA ENGIL mas.... depois de voltar a "tocar" em mínimos (1,11)(não tarda..);Depois sobe(sem qualquer correcção pelo meio) duplicando esse valor..
Bons Negócios pessoal

Anónimo Há 3 semanas

Estas empresas da sonae deixam muito a desejar......

Anónimo Há 3 semanas

Para uns BALA de Prata, para outros que tem maior potencial de subida.A realidade é que estas empresas SONAES, são as que estão a desvalorizar mais no mercado!Seria útil que a entidade que regula o mercado chamasse á responsabilidade os que divulgam estas noticias que por ventura são maliciosas!

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub