Bolsa BCP, EDP e JM levam Lisboa a segunda sessão positiva

BCP, EDP e JM levam Lisboa a segunda sessão positiva

A praça portuguesa negoceia em alta, em linha com as pares europeias, depois do fecho ligeiramente no verde na quarta-feira. Apesar disso, o balanço mensal poderá ser negativo tanto em Lisboa como no Velho Continente.
A carregar o vídeo ...
Paulo Zacarias Gomes 31 de agosto de 2017 às 08:09
As negociações na bolsa portuguesa iniciaram a sessão desta quinta-feira, 31 de Agosto, em alta, com o PSI-20 a subir 0,39% para 5.131,81 pontos, estando 12 cotadas com ganhos, três com recuos e quatro sem variação.

Apesar das valorizações, Lisboa vai a caminho do que deverá ser um balanço mensal negativo em Agosto.

Na praça portuguesa destacam-se os ganhos de BCP (1,02% para 0,2185 euros, a recuperar assim dos mínimos de três meses renovados ontem), da EDP (soma 0,47% para 3,20 euros) e da Jerónimo Martins (que avança 0,24% para 16,7 euros), tal como dos CTT (que ganham 0,79% para 5,215 euros).

A liderar os ganhos está a Altri, que sobe 1,16% para 3,738 euros. A produtora de pasta de papel continua a recuperar dos mínimos do ano que coincidiram com a apreciação do euro, moeda que no início da semana cruzou os 1,20 dólares, o que não acontecia desde Janeiro de 2015. Ontem a divisa corrigiu 0,72%, no maior recuo diário em quase quatro semanas.

O Negócios dá conta na edição desta quinta-feira que as exportadoras pagam a factura de um euro mais caro e que as papeleiras e empresas com maior exposição ao mercado norte-americano são as mais afectadas pela apreciação da moeda única.

Do lado das descidas no PSI-20, apenas três cotadas: a Corticeira Amorim (perde 1,51% para 11,10 euros), a Sonae (que cede 0,53% para 0,935 euros) e a Ibersol, que recua 0,03% para 14,35 euros. 

Lisboa acompanha assim o ritmo positivo na Europa, depois de uma queda das praças chinesas (apesar de uma performance melhor que o esperado na actividade industrial daquela economia) e de um fecho positivo nas pares norte-americanas, que foi impulsionado por dados positivos no PIB, o que levou o tecnológico Nasdaq a somar mais de 1%.

Apesar das valorizações, as praças do Velho Continente encaminham-se para o terceiro mês consecutivo de quedas, num dia em que se esperam números da inflação e do desemprego na Zona Euro.

Em Lisboa, o INE publica esta quinta-feira a segunda estimativa para o crescimento do PIB no segundo trimestre que, se revista em alta, dará conta da subida mais forte da economia em mais de 10 anos. 

No dia em que também termina a época de resultados, falta ainda conhecer números semestrais de cotadas como a Cimpor, a Reditus ou a Ibersol.

(Notícia actualizada às 8:26 com mais informação)



A sua opinião59
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Aos pequenos investidores do BCP 31.08.2017

Não se deixem agarrar como eu fui.
Cerca de 5 anos de Bcp, 2 aumentos de capital.
Acho que nunca vou ter o retorno do prezuizo que estou tendo ainda.
Por isso penso no Buffet
Fiz grandes burradas com este banco, que às vezes acuso a esquerda, mas já na altura do meu padrinho passos coelho, eu perdi muito e muito dinheiro.
Não desejo a vocês pequenos investidores nem 10% de sofrimento doque tenho passado com este banco, que preferirei ser pobre sempre do que passar o que eu tenho passado
A minha família passou para secundario na minha vida, o Milenio Bcp passou para a prioridade na minha vida.
Ando sempre preocupado, ando sempre a vasculhar notícias, ando sempre a ver a cotação deste banco, e não contando com as noites mal dormidas

comentários mais recentes
Os Chineses e o BCP 31.08.2017

Pouco ou nada sei sobre o atual BCP, mas uma coisa pelo menos eu sei: nas bolsas internacionais onde invisto sinto cada vez mais a concorrência e ascensão irresistível dos investidores chineses (China Continental e Taiwan), que parecem trabalhar noite e dia a analisarem oportunidades de investimento e cada vez utilizam mais metodologias de ponta (inteligência artificial, algoritmos e programação genética, lógica fuzy ect).Um recente investidor Chinês cujos trabalhos sigo atentamente já publicou sobre Bolsa mais de 600 (seiscentos !!!) trabalhos.Isto tudo para concluir que, se os Chineses investiram em força no BCP, não há fumo sem fogo, mesmo que este só mais tarde este se venha a tornar visível. A conclusão que tiro para mim é que: pelo menos valerá a pena colocar o BCP na minha lista de investimentos a estudar ,em análises por aproximações sucessivas e em espiral, sucessivamente mais profundas, como é meu costume, dedicando-lhe, de início, não menos de uns dias de estudo.

Tem juízo criador de Touros. Estas maluco mesmo. 31.08.2017

Invistam a buffett para ficarem maluco como tu criador de Touros não é ??
E depois não saiem daqui do Jornal de negócios. E não conseguem dormir,
E ficam agarrados a mais de 5 anos como tu criador de Touros.
E isso que queres que aconteçam os outros entrarem num banco em grandes dificuldades.
FALAS AGORA ASSIM PORQUE ESTAS AGARRADO ATÉ AO PESCOÇO, E DE NOTAS SINAIS DE DESESPERO, QUE JÁ PENSAS QUE NÃO VAI REAVER O DINHEIRO QUE ESTAS EN PREZUIZO,

Psiquiatra II 31.08.2017

Tenham cuidado com o excesso de envolvimento nestas questões da Bolsa.O dinheiro não é tudo, a saúde(no caso a saúde mental) é mais importante.Conheço o caso de um investidor que levou um susto tão grande com um investimento na bolsa portuguesa que ficou temporariamente...impotente.Acompanhem sempre o envolvimento na bolsa com a prática de exercício físico e com abstenção de tabaco, bebidas alcoólicas e, obviamente , de drogas.

Invistam à Warren Buffett... 31.08.2017

Amigos: com o tipo de conversa aqui desenvolvida, Vocês não vão a lado nenhum e perdem o Vosso capital mais precioso (o tempo), e provavelmente o menos precioso(o dinheiro) porque deixam que as emoções enviesem e toldem a Vossa capacidade de análise. Se querem ganhar (ou vir a ganhar) dinheiro com o BCP, dispam o casaco, ponham-se a trabalhar recolhendo e analisando informação, (façam como os Analistas suiços que conheci, que levavam 8 meses a estudar uma empresa) e depois de duas uma: ou chegam à conclusão que o BCP é tão aliciante que investem nele à Warren Buffett admitindo (por hipótese não vinculativa) que querem ficar com ele para sempre, ou viram as costas para sempre ao BCP e vão para o terminal Bloomberg de qualquer corretora, suar e peneirar toneladas e toneladas de areia para encontrar as raras pepitas de oiro que mesmo assim ainda existem nas bolsas mundiais.Ainda pior que perder dinheiro no BCP, é perder tempo “mastigando água” com conversa de chacha sobre o BCP.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub