Bolsa BCP, Jerónimo e Galp dão segunda sessão de ganhos à bolsa de Lisboa

BCP, Jerónimo e Galp dão segunda sessão de ganhos à bolsa de Lisboa

As valorizações tímidas no arranque do PSI-20 contrastam com a queda nas principais praças europeias, numa altura em que se espera por definição na Catalunha e se digerem dados económicos na China.
A carregar o vídeo ...
Paulo Zacarias Gomes 19 de outubro de 2017 às 08:08
A praça portuguesa iniciou a negociação desta quinta-feira, 19 de Outubro, em alta ligeira e a ganhar pela segunda sessão, a contrariar as quedas nos restantes índices europeus, depois de dados de crescimento do PIB na China e à espera de definição na questão da independência da Catalunha.

O PSI-20 soma 0,03% para 5.463,00 pontos, com 10 cotadas em terreno positivo, cinco em queda e três inalteradas.

Entre as valorizações estão os títulos da Nos (0,37% para 5,36 euros), da Galp (que ganha 0,22% para 15,64 euros, numa manhã que está a ser de recuos ligeiros para os preços do petróleo em Londres e em Nova Iorque) e da Jerónimo Martins (avança 0,19% para 15,68 euros). 

Caixa BI estimou ontem que os lucros da retalhista tenham caído 41,7% nos primeiros nove meses do ano para 292 milhões de euros. A empresa dona do Pingo Doce apresenta resultados na semana que vem.

No sector financeiro o BCP ganha 0,12% para 0,2574 euros, um dia depois de Isabel dos Santos, presidente da Sonangol, ter dito que acredita que a petrolífera angolana vai manter a participação estratégica no banco português.

A REN lidera as valorizações, a avançar 0,64% para 2,693 euros.

Do lado das perdas está a EDP, que cede 0,33% paera 3,004 euros, no dia em que o Negócios noticia que a taxa do carvão criada no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2018 vai custar entre 6,8 milhões e 7,2 milhões de euros às duas centrais térmicas em Portugal, detidas pela EDP e Endesa.

Fora do índice, o BPI ganha 0,19% para 1,04 euros no dia em que o banco detido pelos catalães do CaixaBank dá o pontapé de saída para a época de resultados. Os analistas do CaixaBI esperam que a instituição liderada por Pablo Forero tenha tido prejuízos de 28,8 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. 

Para esta manhã espera-se uma definição por parte do governo catalão em relação à clarificação em relação à declaração da independência, depois do novo ultimato imposto por Madrid e na sequência do qual o governo de Mariano Rajoy pode desencadear o artigo 155.º da Constituição e iniciar uma intervenção selectiva nas competência da comunidade autonómica, como descreve o El País. A praça madrilena cai 0,13% para 10.259,80 pontos.

Da madrugada chegam dados do PIB na China, que cresceu 6,8% no terceiro trimestre, em linha com as previsões dos analistas. Ainda assim, o ligeiro abrandamento em cadeia (face ao trimestre anterior) e a fraqueza das vendas no sector imobiliário estão a ser apontados como estando na origem da descida nas bolsas chinesas durante esta sessão. Xangai recuou 0,34% para 3.370,17 pontos ao passo que em Hong Kong o Hang Seng cai 1,3%.

(Notícia actualizada às 8:25 com mais informação)



A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
AMANHÃ UPA UPA UPA : BCP = 0.30 Há 4 dias

AMANHÃ a DBRS vai voltar a subir os RATINGS do MILENIUM BCP e de PORTUGAL

Re: joaoferreira1 Há 4 dias

Este burro depois do falhanço que teve nas previsões da Pharol onde se realizam mais valias de 400%(!!!) entretém-se agora a corrigir os erros ortográficos dos comentadores, provavelmente escritos através de smarts phones! Resta-lhe chorar os brutais prejuízos que tem no BCP! Só debita lixo!

joaoferreira1 Há 4 dias

hECATOMBE...BURRO.

Anónimo Há 4 dias

Sonae industria, investimento seguro. Bons resultados a anunciar. Em março de 2018 subirá ao psi 20 com o inevitável disparo. Quem for esperto compra agora. Aproveitar as correções para comprar.

ver mais comentários