Bolsa BCP lidera ganhos e leva PSI-20 a subir quase 1%

BCP lidera ganhos e leva PSI-20 a subir quase 1%

A bolsa nacional terminou o dia em alta, ganhos que não foram suficientes para evitar uma queda mensal do PSI-20. No resto da Europa, o sentimento foi idêntico, com o Stoxx 600 em alta nesta última sessão do mês, mas a registar o terceiro saldo mensal negativo.
A carregar o vídeo ...
Ana Laranjeiro 31 de agosto de 2017 às 16:44

A bolsa de Lisboa terminou a sessão desta quinta-feira, 31 de Agosto, em alta. Um comportamento que, no entanto, não evitou que o PSI-20 tivesse um saldo mensal negativo.

O principal índice lisboeta terminou o dia com uma subida de 0,87%, para os 5.156,67 pontos. Das 19 empresas que compõem o PSI-20, 12 fecharam a sessão em alta, quatro em queda e três inalteradas. No acumulado do mês, o índice principal registou uma desvalorização de 0,63%, depois de em Julho ter registado um ganho de 0,70%.

No resto da Europa, a sessão desta quinta-feira foi também de ganhos, estando o índice de referência – o Stoxx 600 – a subir em torno de 1%. Contudo, olhando para o cenário mensal, a evolução é negativa, tendo Agosto sido o terceiro mês de quedas consecutivas do índice.


A marcar esta última sessão do mês de Agosto no mercado esteve, nomeadamente a divulgação de dados económicos. A taxa de desemprego na Zona Euro ficou inalterada em Julho, nos 9,1%, tal como era esperado. Na União Europeia o desemprego fixou-se em 7,7%.


Quanto à inflação, os preços na zona da moeda única terão avançado 1,5%, duas décimas percentuais acima do ritmo do mês anterior, graças às subidas do preço da energia, ao ritmo mais elevado desde Abril.


Na esfera doméstica, o INE reviu em alta o crescimento económico do segundo trimestre do ano para 2,9%, o valor mais elevado em quase 17 anos. 


Na bolsa de Lisboa, destaque para as acções do BCP, que recuperam assim das perdas recentes, da EDP e da Jerónimo Martins. As acções do banco liderado por Nuno Amado subiram 3,28% para 22,34 cêntimos, depois de quatro dias consecutivos de perdas. Ainda na banca, o Montepio terminou inalterado nos 99,6 cêntimos.

Na energia, a EDP avançou 1,26% para 3,225 euros e a EDP Renováveis ganhou 0,35% para 6,874 euros. A REN apreciou 0,58% para 2,76 euros. E a Galp Energia cedeu 0,18% para 13,91 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo estão em forte alta nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, valoriza 2,58% para 52,17 dólares por barril.

A Jerónimo Martins ganhou 0,60% para 16,76 euros. E a Sonae somou 0,11% para 94,1 cêntimos. No sector europeu do retalho, esta quinta-feira foi notícia que a francesa Carrefour alertou os investidores que o segundo semestre deste ano será mais difícil que o anterior, esperando uma queda dos lucros antes de juros e impostos semelhante ao período entre Janeiro e Junho, que foi de 12%.

A Nos subiu 0,64% para 5,379 euros. Já a Pharol perdeu 0,62% para 32,2 cêntimos.

A Mota-Engil subiu 0,79% para 2,427 euros. Um comportamento que teve lugar depois de ontem a empresa ter revelado que o seu maior accionista reforçou no capital da construtora. A Mota Gestão e Participações (MGP) comprou 51% do capital da António Lago Cerqueira, passando a deter 64,67% do capital da Mota-Engil.

No sector da pasta e do papel, a Navigator subiu 0,11% para 3,585 euros. A Semapa cedeu 0,07% para 15,175 euros. E a Altri recuou 0,68% para 3,67 euros.


(Notícia actualizada às 16:51)

 




A sua opinião46
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Re: Matemática para ignorantes Há 3 semanas

Ainda nem tinha visto esta palermice das suas contas! Faço-lhe uma vénia e apenas uma pequena corecção: segundo a lógica da ignorância de um 4º ano!!! De facto v.ex.a precisa mesmo de estudar e ativar esses neurónios!!!

BCP Patos nem dormem... Há 3 semanas

a pensar no BCP que tanto os chupou e continua a chupar!!! Que cavalgaduras, nem contas sabem fazer! Só assim se justifica as suas sucessivas e enormes perdas e as suas idiotas campanhas DIÁRIAS neste espaço na esperança que assim o titulo suba e em 2060 (!!) os netos recuperem o capital perdido!!!

Criador de Touros Há 3 semanas

Uns dias no sul a banhos. O mês terminou bem, pode ser que o próximo comece bem na continuação da onda. Cumprimentos aos amigos matemáticos

NOTICIA ECONLINE : FESTA NO MILENIUM BCP Há 3 semanas


Na próxima segunda-feira irão celebrar-se os 30 anos do BCP em bolsa,; NA SEGUNDA FEIRA VAI HAVER FESTA ALGUÉM IRÁ FAZER COM QUE O MILENIUM BCP SUBA 15% mas é SEGREDO eu não posso DIZER

ver mais comentários
pub