BES convoca AG para aprovar emissão de 550 milhões com garantia do Estado
27 Julho 2012, 17:11 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt
Enviar por email
Reportar erro
0
Accionistas do BES vão reunir a 28 de Agosto para aprovar a operação de financiamento.
O Banco Espírito Santo convocou hoje uma assembleia geral, para 28 de Agosto, com três pontos na ordem de trabalhos, sendo que um deles diz respeito à emissão de 550 milhões de euros de obrigações com garantia do Estado. A emissão terá um prazo de três anos.

O BES já realizou este ano uma emissão de dívida garantida. Em Fevereiro emitiu 1,5 mil milhões de euros, sendo que nos meses anteriores tinha realizado operações semelhantes.

Estas emissões têm que ter a autorização dos accionistas, pois prevêem que a dívida possa ser convertida em capital em caso de incumprimento, exigindo por isso “suprimir o direito de preferência dos accionistas no eventual aumento de capital”.

Com os mercados fechados para os bancos portugueses, estes têm recorrido a emissões garantidas pelo Estado. Estes títulos emitidos são depois utilizados para os bancos obterem financiamento junto do BCE.

“Na actual conjuntura, a referida emissão de obrigações permitirá ao BES reforçar o cumprimento das suas obrigações no âmbito das suas operações de financiamento colateralizadas ou de prestação de garantias que se revelem necessárias à prossecução da sua actividade de concessão de crédito”, refere o Conselho de Administração do BES em comunicado.

Os accionistas vão ainda deliberar sobre a manutenção da relação de grupo entre o banco e a BES Vida – Companhia de Seguros, bem como a ratificação da designação por cooptação de Milton Almicar Silva Vargas para administrador, em representação do Bradesco.
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: