Câmbios Bitcoin recupera mais de 1.000 dólares em valor em 12 horas

Bitcoin recupera mais de 1.000 dólares em valor em 12 horas

A moeda virtual recupera parte das perdas das últimas sessões, em que viu desvanecer-se quase um terço do seu valor pelo anunciado abandono da criação de uma bifurcação que aceleraria as transacções e reduziria preços.
Bitcoin recupera mais de 1.000 dólares em valor em 12 horas
reuters
Paulo Zacarias Gomes 13 de novembro de 2017 às 14:08
A cotação da criptomoeda bitcoin engordou em mais de mil dólares nas últimas horas, por cada unidade, num ambiente de grandes variações vividas nas últimas sessões, em que chegou a perder quase um terço do seu valor em quatro dias.

De acordo com a Bloomberg, cada bitcoin vale esta segunda-feira, 13 de Novembro, 6.809 dólares, depois de uma subida de 3,46%. Ao longo da sessão de hoje a moeda electrónica já tinha estado a perder 14,84%. Às 23:30 de ontem, a moeda estava avaliada em 5.600 dólares.

Segundo a Reuters, que cita analistas do mercado, a queda dos últimos dias esteve relacionada com uma decisão tomada na quarta-feira passada, que passava por abandonar uma actualização de software destinada a reduzir a concorrência e as taxas de transacção da moeda.

Em causa está o não avanço de uma bifurcação, denominada SegWit2x, que alteraria a forma como a informação destas moedas virtuais é armazenada – com registos paralelos - e duplicaria o tamanho dos blocos para verificação, acelerando o processo e potencialmente reduzindo as comissões a pagar.

Em sentido contrário ao das desvalorizações da bitcoin na última semana estiveram os avanços registados pela Bitcoin Cash, constituída quase como uma divisa paralela à bitcoin no início de Agosto e que começou a ser disponibilizada como solução rival da SegWit2x.

Segundo o site Coinmarketcap.com, a bitcoin cash– também ela resultante de uma bifurcação – chegou a disparar para um máximo de 2.448,06 dólares este domingo. Na sessão de hoje, afunda 29,23% para 1.125,75 dólares.

"A bitcoin e a bitcoin cash vão coexistir e ter utilizações diferentes, tal como a bitcoin e a ethereum. Não é um jogo de soma zero," afirmou, citado pela Reuters, o perito em bitcoin e em segurança, Andreas Antopolous.

Em Agosto a Bloomberg antecipava que o momento da potencial bifurcação, aprazado na altura para Novembro, viesse a criar elevada volatilidade no mercado destas criptomoedas, o que está a verificar-se.

(título corrigido às 17:29, substituindo a referência a euros por dólares)