Bolsa Bolsa de Lisboa à porta de maior ciclo de perdas em dois meses

Bolsa de Lisboa à porta de maior ciclo de perdas em dois meses

A praça portuguesa iniciou a sessão em terreno negativo pela terceira sessão consecutiva, a caminho do maior conjunto de perdas sucessivas desde meados de Março. Lisboa acompanha a tendência europeia.
A carregar o vídeo ...
Paulo Zacarias Gomes 18 de maio de 2017 às 08:12
O índice português de acções PSI-20 abriu a sessão desta quinta-feira, 18 de Maio, com a terceira queda diária consecutiva, empurrando a bolsa portuguesa para mínimos de duas semanas e para aquele que pode ser o maior ciclo negativo em dois meses.

A pressionar as negociações estão os títulos da Galp - caem 1,74% para 14,1 euros - na manhã em que a energética deu conta ao mercado da entrada em funcionamento de um navio-plataforma na operação do Brasil, onde está no consórcio liderado pela Petrobras.

A ajudar às quedas está igualmente o BCP, que recua 1% para 0,2082 euros, enquanto a EDP  -que esta quarta-feira começou a distribuir a remuneração anual aos seus accionistas - cede 1,18% para 3,02 euros. Dos 19 títulos do PSI-20, 12 caem, quatro valorizam e três estão inalterados.

A Sonae, que apresenta os números da sua actividade no trimestre esta quinta-feira após o final da sessão, vê os títulos caírem 0,97% para 0,919 euros. Os analistas do CaixaBI estimam que os lucros da Sonae tenham caído 93,5% para dois milhões de euros no primeiro trimestre.

Os CTT, que iniciaram ontem o desconto do dividendo, cedem 0,08% para 5,316 euros.

As valorizações da Semapa (que soma 2,27% para 15,97 euros) e da Sonae Capital (avança 0,52% para 0,975 euros), além da Corticeira Amorim (0,52% para 0,975 euros) impedem um sinal vermelho mais carregado em Lisboa.

A condicionar a evolução dos mercados europeus - que seguem igualmente em queda - continua a incerteza política nos Estados Unidos, nomeadamente a polémica envolvendo a relação entre a administração Trump e a Rússia, que aumenta dúvidas sobre a rapidez de implementação das reformas económicas e investimentos prometidos pelo presidente da maior economia do mundo.

Pressionadas por este factor, as bolsas norte-americanas tiveram esta quarta-feira a maior queda em oito meses e as pares asiáticas terminaram o dia igualmente com perdas, perante as alegações de tentativa de condicionamento da acção da justiça por parte de Trump que podem, se provadas e no limite, conduzir ao seu afastamento da Casa Branca.

"Os investidores têm de ser cautelosos depois do ciclo recente de subidas, uma vez que a corecção em médio prazo ainda está em curso," disse o analista Zhao Wei, da Founder Securities, citado pela Reuters.

(Notícia actualizada às 8:32 com mais informação)

A sua opinião45
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 4 dias

Começou a guerra da Coreia do Norte?
Parece que está tudo a entrar em pânico!
Calma, calma!
Desliguem os computadores e não olhem para as cotações !

comentários mais recentes
VENDAM BCP VENDAM BCP VENDAM BCP Há 4 dias

VEM AI A 12 ª guerra mundial # épa ENGANEI - ME 12 ª é a liga dos campeões para o REAL MADRID

NOVO AUMENTO DE CAPITAL NO BCP Há 4 dias

ENTÃO MAS AFINAL NÃO VINHA AI UM NOVO AUMENTO DE CAPITAL NO BCP fui eu vender tudo para QUÊ ! gostava que esse SENHOR que andava aqui a escrever ac no bcp que se apresenta-se e me desse o seu n TM para eu lhe dar um MURRO no FOCINHO

Criador de Touros Há 4 dias

BCP a trepar, uns reforçam, outros tornam a saltar para dentro e quem nunca comprou BCP aproveita as boas notícias para capitalizar, que estas notícias são boas para o curto, médio e longo prazo !!...Parece que o Criador de Touros acertou na mosca !!; )

Anónimo Há 4 dias

Vêm ai boas noticias para o BCP. Breve, brevemente. Aguardem!!!!!!

ver mais comentários
pub