Bolsa Bolsa de Lisboa acompanha Europa mergulhada no vermelho

Bolsa de Lisboa acompanha Europa mergulhada no vermelho

A tensão entre os EUA e a Coreia do Norte voltou a penalizar esta sexta-feira as bolsas europeias. A praça nacional não escapou: a Galp perdeu 2%, enquanto a Novabase e a Nos foram as únicas empresas a subir. A Pharol afundou 7%.
A carregar o vídeo ...
Diogo Cavaleiro 11 de agosto de 2017 às 16:42

As bolsas europeias voltaram a mergulhar esta sexta-feira no vermelho com a tensão entre os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte. Lisboa não escapou à tendência. O índice português PSI-20 perdeu 0,97%, num dia de quedas generalizadas por todo o Velho Continente. 

 

No meio da tensão que já penalizou a abertura de mercados desta última sessão da semana, houve novidades sobre a relação entre Estados Unidos e Coreia do Norte. No Twitter, Donald Trump afirmou que os americanos têm a resposta militar pronta, ainda que deixando um espaço de manobra: "Esperemos que Kim Jong-un escolha outro caminho"

Madrid, Londres, Paris, Atenas, Milão: todas registaram, ao longo do dia de hoje, deslizes superiores a 1%. Lisboa também, ainda que tenha conseguido cair abaixo dessa magnitude, fechando nos 5.201,59 pontos. Na semana, as bolsas europeias marcam a pior desvalorização em nove meses. O índice nacional recuou 0,98%, ainda assim inferior ao ganho acima de 1,5% verificado na semana anterior.

 

Pharol afunda 11% em três dias

 

Esta sexta-feira, a Pharol marcou o maior deslize: 7,08% para cada acção valer 0,302 euros, registando a terceira queda consecutiva (11%). Esta semana, a Oi, de que é a principal accionista apresentou um agravamento de 33% dos prejuízos, sendo que ainda está a preparar o seu plano de recuperação judicial.

 

Além disso, foi rejeitada a troca de responsáveis pela insolvência da Rioforte, como a Pharol pretendia. Foi nesta empresa do Grupo Espírito Santo que a antiga PT SGPS investiu 897 milhões de euros em papel comercial, esperando agora receber apenas menos de 90 milhões desse valor.

 

Na bolsa nacional, a Galp Energia caiu 2,08% para 13,915 euros, uma queda em muito superior aos deslizes abaixo de 0,5% dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Ainda na energia, a EDP perdeu 1,61% para 3,113 euros, ao passo que a EDP Renováveis fechou a ceder 0,16% para 6,807 euros.

 

Nota negativa, também, para o BCP, que perdeu 1,49% para 0,232 euros. O fundo de participação do Montepio ficou inalterado em 1 euro por unidade, o valor a que os mutualistas propõem pagar por cada unidade na oferta pública de aquisição que lançaram e que aguarda apenas o registo junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

 

Além do Montepio, os CTT também fecharam inalterados nos 5,341 euros. De resto, as únicas subidas foram as da Novabase (0,41% para 3,199 euros) e da Nos (ganho de 0,02% para 5,525 euros).

 

 

(Notícia actualizada às 17:00)




A sua opinião20
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado MASSA BRUTA 11.08.2017

BOAS TARDES PESSOAL FIXE
METI A POUCO OS MEUS PEZINHOS FORA DE ÁGUA PARA VIR AQUI FALAR A NAÇÃO.
VIM AQUI FALAR VOCÊS.
TENHAM CUIDADO NA BOLSA.
HOJE FOI MAIS UM SINAL.
EU TENHO VOS AVISADO, E TENHO SIDO AMIGO.
ALGUNS HOJE PERDERAM 1%, 2%, 3% e 4%
MAS UM DIA DESTES PODEM ACORDAR E DE REPENTE ESTAREM A PERDER 30% OU 40%
A GUERRA PODE ACONTECER DENTRO DE MINUTOS
COMO PODE NÃO ACONTECER.
ESTAMOS NUM IMPASSE, E COMO O EUROMILHÕES.
UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS AQUI DA ILHA DA CULATRA NO ALGARVE.
BONS NEGÓCIOS SE FOR O CASO.
CUMPRIMENTOS DO MASSA BRUTA

comentários mais recentes
Criador de Touros 14.08.2017

boas pessoal, a assitir em directo as bolsas asiaticas
não paro em férias
não vai haver guerra disse o nosso presidente Truman
portanto logo o bcp irá subir num upa upa terrivél, eu já merecia.

Ave Bono Sensu 12.08.2017

A fructibus eorum cognoscetis eos.Cump.L.A.

Pharol+OI 12.08.2017

Acalmem-se todos os investidores que tenham títulos da Pharol... a Oi no Brasil esta sexta feira-feira subiu +1,27%! Foi normal esta queda e quanto aos resultados negativos da OI já se esperavam. O titulo vai voltar a subir e muito até porque o plano de recuperação irá ser apresentado brevemente!

Carp diem 12.08.2017

Ilustre Criador de Touros os meus respeitosos cumprimentos! Já sabe quem sou! Olx "canis sine dentibus latrat"! Olx "cantilenam eaden canis"! Carp diem

ver mais comentários
pub