Bolsa Bolsa de Lisboa inverte para ganhos com disparo do Montepio

Bolsa de Lisboa inverte para ganhos com disparo do Montepio

Apesar da abertura em recuo, o início da negociação das unidades do fundo de participação do Montepio - que dispararam mais de 90% - ajudou a levar o PSI-20 para terreno positivo.
Bolsa de Lisboa inverte para ganhos com disparo do Montepio
Bruno Simão/Negócios

Apesar de uma abertura em terreno negativo, a praça portuguesa encetou uma recuperação cerca de meia-hora depois, coincidindo com o arranque da negociação das acções do Montepio, que dispararam em reacção ao anúncio preliminar de OPA conhecido ontem.

O PSI 20 ganha 0,29% para 5.196,05 pontos - pela quarta sessão de avanços -, em contraciclo com a tendência europeia de perdas, com 10 títulos do lado dos ganhos e os restantes nove com sinal menos.

A maior valorização - um disparo de 86,92% - cabe às unidades do fundo de participação do Montepio, depois de ontem a associação mutualista ter anunciado a oferta pública de aquisição da fatia que não controla naquele fundo ao preço de um euro por título. A operação está avaliada em mais de 100 milhões de euros.

Os papéis do fundo chegaram a cotar nos 95 cêntimos, com uma apreciação máxima de 91,15%, constituindo este o valor mais elevado desde 2013. Em 31 de Maio, as acções dispararam para um valor semelhante sem causa evidente, fechando nesse dia nos 75 cêntimos. 

As retalhistas Sonae e Jerónimo Martins, tal como a Pharol e o BCP estão entre os títulos que sustentam as subidas, enquanto EDP, CTT e Galp se evidenciam do lado das quedas. 

A energética liderada por António Mexia recua 1% para 2,872 euros e alivia dos ganhos recentes, depois de ontem ter negado estar a negociar uma fusão com a Gas Natural.

Ainda na energia, a EDP Renováveis soma 0,14% para 7,01 euros enquanto a REN cai 0,15% para 2,699 euros. A Galp Energia desce 0,33% para 13,41 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais.

No sector da pasta e do papel, a sessão arrancou também no vermelho, com a Semapa a deslizar 0,68% para 16,86 euros, a Navigator cai 0,03% para 3,692 euros e a Altri perde 0,61% para 4,051 euros. O BCP regista uma subida de 0,17% para 24,24 cêntimos.


Entre as restantes praças o sentimento é de perdas, numa altura em que os investidores aguardam que a Reserva Federal norte-americana divulgue as actas relativas à reunião de política monetária que decorreu nos dias 13 e 14 de Junho. Além disso, o dia vai ser marcado pela divulgação de novos indicadores económicos, como é o caso das vendas a retalho na Zona Euro.




A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Re: Re: se um banco FALIDO vale 1 EURO 05.07.2017

Refira-se também que as contas do BCP Polaco não se misturam com a do português... o BCP português está falido e bem falido... sair do buraco em que se encontra não vai ser fácil, atendendo á conjuntura Portuguesa, Europeia e até Mundial...

Re: então mas a OPA não foi ao BCP 05.07.2017

O banco BCP a abarrotar de lucros???? Aonde é que ouviu isso, na tasca da esquina??? Para a sua informação, só para suprir imparidades o BCP precisa mais de 5.000.000.000€! Só por aqui dá para ver que o BCP está provavelmente 7 a 10 vezes mais falido que o Montepio! Valhanos uma albarda!

se um banco FALIDO vale 1 EURO 05.07.2017

QUANTO Não VALE O MILENIUM BCP + O MILENIUM POLACO se um pedaço de TRUMP vale 1 EURO UM DIAMANTE EM BRUTO VALE 3 EUROS

se um banco FALIDO vale 1 EURO 05.07.2017

QUANTO Não VALE O MILENIUM BCP + O MILENIUM POLACO se um pedaço de TRUMP vale 1 EURO UM DIAMANTE EM BRUTO VALE 3 EUROS

ver mais comentários
pub