Bolsa Bolsa nacional em alta à boleia da Semapa, JM e Galp

Bolsa nacional em alta à boleia da Semapa, JM e Galp

As principais bolsas do Velho Continente estão a recuperar depois de uma abertura no vermelho. Lisboa não é excepção. Semapa, Jerónimo Martins e Galp Energia são dos títulos que mais impulsionam.
Bolsa nacional em alta à boleia da Semapa, JM e Galp
Bruno Simão/Negócios
Ana Laranjeiro 20 de novembro de 2017 às 12:30

Depois de uma abertura em queda ligeira, o PSI-20 está já a recuperar, subindo 0,33% para 5.276,02 pontos, com 14 cotadas em alta, três em queda e uma inalterada. Entre as restantes praças do Velho Continente o sentimento é agora de recuperação, depois de uma abertura em terreno negativo, com as acções a serem penalizadas pela instabilidade política na Alemanha.

Durante a última madrugada, Angela Merkel confirmou o fracasso nas conversações com liberais (FDP) tendo em vista a formação de uma coligação de governo. A chanceler alemã vai comunicar hoje ao presidente este desfecho. Cabe ao presidente da Alemanha decidir se marca novas eleições ou se vai convidar Merkel a formar um governo minoritário.

"O colapso nas negociações foi uma surpresa e há pouca clareza sobre como as coisas se vão desenrolar", disse à Reuters Rainer Guntermann, do Commerzbank.

Por esta altura, o Stoxx 600 sobe 0,29%. O índice holandês lidera os ganhos na Europa e a praça alemã ganha 0,17%. Em Lisboa, destaque para as acções da Semapa, Jerónimo Martins e Galp Energia.

No sector da pasta e do papel, a Semapa sobe 2,23% para 15,82 euros, isto numa altura em que a moeda da Zona Euro regista uma desvalorização ligeira face ao dólar (-0,06% para 1,1783 dólares). A Navigator aprecia 0,73% para 4,121 euros. E a Altri cresce 0,67% para 5,26 euros.

No retalho, a Jerónimo Martins valoriza 0,86% para 15,92 euros e a Sonae sobe 0,40% para 1,016 euros. Isto num dia em que foi publicada uma nota de análise na qual o Haitong actualizou a avaliação da cotada, o que ditou uma subida das estimativas de alguns indicadores e levou o banco a reiterar a recomendação de "comprar" para a Sonae.

A Galp Energia soma 0,57% para 15,78 euros, numa altura em que os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, recua 0,91% para 62,15 dólares por barril.

No grupo EDP, a casa-mãe ganha 0,31% para 2,924 euros e a EDP Renováveis soma 0,10% para 6,903 euros. A REN, cujas acções começam a negociar sem os direitos para o aumento de capital a partir de amanhã, avançam 0,61% para 2,635 euros.

A Nos sobe 0,06% para 5,449 euros. Os analistas do BPI admitem que se a pressão sobre a Altice continuar a aumentar, a empresa terá de se focar no principal, e isso poderá fazer reduzir a sua atenção sobre o mercado nacional. A principal beneficiária será a Nos. Ainda assim, este não é o cenário central.

O BCP por outro lado trava uma subida mais acentuada da bolsa nacional. As acções do banco liderado por Nuno Amado descem 0,43% para 25,29 cêntimos. Os CTT também impedem uma subida mais expressiva do PSI-20 ao recuarem 1,17% para 3,121 euros.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Mota Engil upa upa 20.11.2017

A Mota Engil é a cotada do psi20 que mais irá crescer até dividendos, não tenho qualquer duvida. Basta olhar o gráfico e os seus suportes técnicos para perceber o potencial brutal que esta tem. Alie-se a isto a carteira de obras que detem e o mercado de contrução em alta. Poderá atingir os 6€!

BCP : 15 h45 a hora do SHORTINHO 20.11.2017

CAMBADA de XULOS AGORA que o BCP vendeu o MILENIUM POLACO por 10 MIL MILHÕES DE EUROS agora é que vão todos ESTICAR o PERNIL e ARDEREM no ETERNO FOGO do INFERNO PORCOS NOJENTOS vão PROSTITUIR as vossas MÃES

SAI, DA MOTA ENGIL 20.11.2017

Estou fora da Mota Engil, tem um beta de 2.7 muito arriscado, bolsas vao corrigir mais, esta sera que mais cai,

Anónimo 20.11.2017

Efectivamente son é o pior título da euronext lisboa. Empresas familiares dão nesta pouca vergonha...

ver mais comentários
pub