Bolsa Bolsa nacional em alta apoiada pelo sector do papel e EDP

Bolsa nacional em alta apoiada pelo sector do papel e EDP

A bolsa lisboeta fechou em terreno positivo, numa sessão em que o índice de referência europeu tocou em máximos de 13 meses. Ganhos da Navigator, Semapa, EDP e CTT impulsionaram.
A carregar o vídeo ...
David Santiago 26 de janeiro de 2017 às 16:44

O PSI-20 encerrou a sessão desta quinta-feira, 26 de Janeiro, a subir 0,20% para 4.583,03 pontos, com 12 em alta, cinco em queda e duas inalteradas, uma sessão marcada pela alternância entre ganhos e perdas e um dia em que os juros da dívida pública voltaram a superar os 4% no prazo a 10 anos, estando assim outra vez em máximos de Fevereiro do ano passado.

 

Isto num dia em que as principais praças europeias negociaram sem tendência definida e em que o índice de referência europeu, Stoxx 600, transaccionou no valor mais alto desde Dezembro de 2015, beneficiando dos ganhos conseguidos pelo sector financeiro do Velho Continente.

 

O optimismo reina na generalidade das praças mundiais. Wall Street atingiu ontem novos recordes tendo hoje voltado a renovar máximos. Também na Ásia o nipónico tocou em máximos de três semanas.

 

No plano nacional foi a Navigator que mais apoiou o desempenho do PSI-20, com a cotada a valorizar 3,84% para 3,434 euros, o valor mais elevado desde 13 de Janeiro de 2016, numa sessão em que a empresa acumulou valor pelo terceiro dia seguido. A Navigator continua a beneficiar da subida dos preços da pasta e do papel e a valorização do dólar registada em 2016.

Destaque também para a Semapa que somou 3,21% para 13,17 euros e para a Altri que ganhou 1,90% para 4,177 euros.

Foi uma sessão positiva também para a EDP que apreciou 0,56% para 2,717 euros, num dia em que o sentimento no sector energético foi dividido. A EDP Renováveis recuou 0,16% para 6,087 euros, a Galp Energia cedeu 0,07% para 13,99 euros, enquanto a REN avançou 1,49% para 2,586 euros. 

Nota positiva ainda para os CTT que valorizaram 0,97% para 6,05 euros. 

Já o destaque pela negativa vai para o BCP que terminou o dia a perder 2,07% para 0,1469 euros, sessão em que também os direitos de subscrição do aumento de capital anunciado pela instituição afundaram 13,46% para 0,675 euros. Os direitos do BCP chegaram mesmo a recuar mais de 18%, continuando assim a condicionar a negociação das acções do banco, uma vez que os valores dos dois activos estão correlacionados.

Continuando na banca, o BPI fechou inalterado nos 1,132 euros.

(Notícia actualizada às 16:56)




A sua opinião10
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
investidor Há 3 semanas

Antunes, nao perca tempo, com esses investidores de meia tijela, que por vezes nem acoes teem, vem para aqui so para chatear, nao percebem nada disto,

economista Há 3 semanas

AMANHA E SEXTA FEIRA DIA DE MAIS VALIAS, PREPAREM-SE , PARA AS CORRECOES,,NAVIGATOR EDP, MOTA ENGIL SEMAPA, BOLSAS EUROPEIAS NO VERMELHO, LISBOA NA FOGE A REGRA.

Antunes . Há 3 semanas

Senhor MAMASICO se não sabe.....
Entre as 16,30 e as 16,35 podemos dar ordens de venda e compra, e depois a cmvn faz um cauculo e as ações fecham a uma média que podemos adquirir as 16,35 independentemente do valor que dizemos que queremos comprar ou vender, que naqueles 5 minutos finais, um lancar-mos um valor, serão compradas a média no fecho da sessão.
Espero que eu me tenha feito entender, se o amigo tente obter essas informações através de outra pesssoa ou do seu banco,
Como depois tem a ver também tem a ver com os vendedores e outros compradores, acharam a média é a Navigator encerrou a valer 3,434 euros cada ação.
Mas eu vi através da plataforma do meu banco as 16,35 uma ordem de compra, de 1 pessoa, fundo, num pedido de Compra de 339.236 ações a 3,449 euros
Senhor ARTUR eu não vim para aqui dizer hoje se tive lucros ou perdi, e mesmo se perde-se ou ganha-se você nao era da sua conta e por isso não tem nada a ver com a minha vida, por isso comporte-se como um homenzinho.

ALTRI = BULL Há 3 semanas

E pronto, como previa, lá vai a ALTRI por aí a cima feita doida lol, hehehe

ver mais comentários
pub