Bolsa Bolsa nacional em alta com lucros da Sonae e eleições na Holanda

Bolsa nacional em alta com lucros da Sonae e eleições na Holanda

No dia seguinte à derrota da extrema-direita na Holanda, as principais praças europeias abriram em alta. A bolsa nacional não foi excepção, abrindo em terreno positivo em que o destaque vai para a Sonae que registou um aumento de quase 23% dos lucros em 2016.
Bolsa nacional em alta com lucros da Sonae e eleições na Holanda
Miguel Baltazar/Negócios
David Santiago 16 de março de 2017 às 08:04

O PSI-20 abriu a sessão desta quinta-feira, 16 de Março, a ganhar 0,54% para 4.597,31 pontos, com 12 cotadas a negociar em alta e as restantes cinco em queda, seguindo a tendência de ganhos verificada um pouco por toda a Europa neste início de negociação bolsista no Velho Continente. O principal índice nacional interrompe para já uma série de quatro sessões consecutivas a perder valor.

A animar as principais praças europeias está a confirmação da vitória dos liberais de centro-direita na Holanda, resultado que configurou também a derrota da extrema-direita do líder populista Geert Wilders, um candidato que defendeu abertamente a saída do país da União Europeia. 

Também a influenciar a negociação bolsista na Europa está a nova subida dos juros ontem anunciada pela Reserva Federal dos Estados Unidos, com o banco central norte-americano a reiterar a intenção de realizar mais dois aumentos ainda este ano, embora a instituição liderada por Janet Yellen tenha sublinhado, ainda assim, a incerteza em torno daquele que será o impacto das políticas de Donald Trump, presidente americano.

Em Portugal o sentimento positivo é também impulsionado pela Sonae que começou o dia a somar 1,91% para 0,855 euros, isto já depois de ao início da manhã a empresa da Maia ter comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que em 2016 registou lucros de 215 milhões de euros, o que representa um aumento de 22,7% face ao resultado líquido obtido em 2015. 

Ainda no sector do retalho, também a Jerónimo Martins começou a negociação bolsista desta quinta-feira no verde, registando um ganho ligeiro de 0,03% para 15,61 euros. 

Também a apoiar os ganhos do PSI-20 está a Galp Energia que abriu a sessão a avançar 0,74% para 13,64 euros, acompanhando a valorização do petróleo que em Londres segue a subir 1,51% para 52,59 dólares por barril. Continuando na energia, o grupo EDP regista sentimentos distintos, com a EDP a ganhar 0,53% para 2,846 euros e a EDP Renováveis a ceder 0,15% para 6,11 euros. 

Desta pela positiva ainda para o BCP, que começou o dia a valorizar 1,26% para 0,1603 euros, e para a Nos, que iniciou a sessão a apreciar 0,39% para 4,849 euros. 

Por fim, nota negativa para a Mota-Engil que abriu a cair 0,79% para 1,748 euros, isto depois de ontem a construtora ter divulgado números preliminares referentes ao exercício financeiro de 2016 e que mostraram uma quebra de 9% das receitas para um volume de negócios de 2,2 mil milhões de euros.

(Notícia actualizada às 8:14)




A sua opinião53
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Antunes 16.03.2017

A nossa bolsinha lá continua em baixo de forma
A algumas bolsas na Europa a valorizar mais de 1% e aqui no nosso psi 0,40%
E vamos ver se ainda não encerra negativa
Os futuros dos EUA também estão no verde, logo vão abrir em alta as bolsas americanas
Na nossa bolsa quase ninguém quer entrar, que é uma bolsa do género africana
Triste os acionistas da Sonae sgps que com resultados muito muito positivos que saíram hoje, a cotação já esteve a ganhar mais de 1% ,mas agora já está no vermelho, que investidores, fundos, participadas já ninguém quer entrar nesta bolsa, que anda sem rei nem roque.

comentários mais recentes
VENDER SONAE SGPS, 16.03.2017

VENDER SONAE, GRANDE CORREÇÃO AMANHÃ. campanha enganadora, estejam atentos, muitos sairam de manhâ ,comprem Portuceis, isso sim dá dinheiro , op resto é banha da cobra,

ZÉ DO PIPO 16.03.2017

Boa tarde NAVIGATORES, a nossa Portucel , devagarinho vai andando, deixem voar os outros, depressa se cansam e voltam para trás, eu mantenho a calma nada de aventuras , saibamos esperar, em breve deve aparece noticia em que ela dá o pulo, precisa passar a 1ª barreira dos 3.60 euros, a 2ºé os 3.80

ENRAB...SONAE 16.03.2017

O grande estratego do FECUNDA ESGUICHO, hoje ou tem andado distraído e está a ver passar os barcos ou perdeu o combóio para a MAIA-PORTO ? Será que eu tenho razão?

SABONETE BANHA COBRA 16.03.2017

A SONAE é um aglomerado que pela sua natureza, muitas vezes é difícil de avaliar! Atendendo a que praticamente se conheça o ponto da situação de cada uma das suas participadas não haja muitas dúvidas em relação ao seu valor!A SONAE tem um enorme valor que muitos não querem que seja conhecido!

ver mais comentários
pub