Bolsa Bolsa nacional em mínimos de dois meses pressionada pela Jerónimo Martins

Bolsa nacional em mínimos de dois meses pressionada pela Jerónimo Martins

A bolsa lisboeta fechou em queda depois de ter tocado no valor mais baixo desde 15 de Setembro, seguindo a tendência de queda que pintou de vermelho as praças bolsistas do Velho Continente. Jerónimo Martins, Pharol e EDP pressionaram.
A carregar o vídeo ...
David Santiago 13 de novembro de 2017 às 16:40

O PSI-20 fechou a sessão desta segunda-feira, 13 de Novembro, a recuar 0,82% para 5.258,14 pontos, com 16 cotadas em queda e as restantes duas em alta, no quarto dia consecutivo de perdas para o principal índice nacional. A bolsa lisboeta transaccionou em mínimos de 15 de Setembro, tendo acompanhado a tendência de perdas registada nas principais praças europeias.

O Stoxx 600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, desvalorizou pelo quinto dia, tendo tocado no valor mais baixo desde 31 de Maio deste ano, penalizado em especial pelas perdas verificadas nos sectores do retalho e dos serviços financeiros.

 

Em Lisboa, a Jerónimo Martins foi a cotada que mais penalizou com uma desvalorização de 1,87% para 15,50 euros, seguindo assim o sentimento negativo verificado nas retalhistas europeias. Ainda no sector do retalho, a Sonae perdeu 1,62% para 0,974 euros, isto a dois dias de o grupo da Maia apresentar resultados. O CaixaBI estima que a empresa co-liderada por Paulo Azevedo concluiu os primeiros nove meses do ano com lucros de 121 milhões de euros.

Também a pressionar de forma determinante esteve a Pharol que deslizou 7,12% para 0,365 euros numa sessão em que tocou em mínimos de 29 de Setembro, com a cotada a ser prejudicada pela incerteza em torno da reestruturação da Oi, operadora de telecomunicações brasileira em que a empresa portuguesa detém uma posição superior a 20%.

Ainda a liderar nas perdas esteve a EDP que recuou 1% para 2,956 euros e a REN que resvalou 3,01% para 2,58 euros, com a empresa a transaccionar em mínimos de 3 de Fevereiro. Isto no dia em que a empresa liderada por Rodrigo Costa anunciou que o aumenta de capital anteriormente anunciado pela cotada será feito a 1,877 euros por acção.

Também na energia, a EDP Renováveis desceu 0,60% para 6,952 euros, enquanto a Galp Energia somou 0,37% para 16,28 euros. 

Do lado das perdas destaque ainda para os CTT que deslizaram 0,80% para 3,235 euros, com os correios nacionais a negociarem perto do mínimo histórico registado na última sessão. 

Nota ainda para a Novabase que afundou 9,83% para 3,239 euros, no dia em que começou a descontar o dividendo de 50 cêntimos que será pago a partir de 15 de Novembro, tendo tocado durante a sessão em mínimos de 27 de Julho. Comparando com o preço de fecho de sexta-feira e já descontado o dividendo, as acções da Novabase teriam subido 4,7% na sessão de hoje. 

A travar uma maior descida do PSI-20 esteve o BCP que subiu 1,12% para 0,2523 euros no dia em que o banco apresentado resultados. Os analistas antecipam lucros superiores a 130 milhões de euros entre Janeiro e Setembro deste ano

(Notícia actualizada às 17:00)




A sua opinião31
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado pharolito Há 1 semana

bcp apresentação com resultados falseados.
bcp está muito muito caro.
quase 26 centimos quando devia valer uns 19 centimos.
amanhã poderá ainda subir um cochezito.
mas a partir de Quarta-Feira a ordem será de corrigir, shortar

comentários mais recentes
Então agora é 0,19? Há 1 semana

Vamos ter de mudar o nome ao 0,18? Sempre é uma evolução do ressabiado tolinho.

Mas continua com azia e a destilar inveja. Azarucho.

Quá, quá.

A Pharol até está a correr bem, não está? Há 1 semana

Só caiu 8%. Já a Novabase caiu 9%, que é bem pior.

Quem é que andava aqui a dizer que a Pharol era só lixo? Não percebem nada disto. Aquilo é um luxo e vai valer 1,35€ às 11:39 de dia 18 de Dezembro. Eu falei com o phirolito que me disse que ia haver uma reunião do Temer com o Peter Pan para chegarem a um acordo com os credores e que os chineses iam dar uma barra de ouro a cada acionista atual da Pharol e ainda um pacote de batatas fritas. E ai de quem me chama idiota util. Eu sou um tipo muito esperto que vai ficar muito rico por comprar muitas ações de uma empresa com prejuizos brutais e que está nas mãos dos credores. Quem é que não acha isto um bom investimento? Oi? Já foi!

Anónimo Há 1 semana

Tanto palhaço e tão pouco riso... cada um coloca o dinheiro onde quer... o que têm estes parvalhões a ver com isso.Vão todos à merda e deixem os investidores do BCP em paz. Miseráveis e mal intencionados...

RE: o GRANDE OLHARAC : o guru do BCP Há 1 semana

tens uma pancada ó meu
bcp está muito muito caro.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................amanhã talvez nâo mas na quarta-feira os shorteres vão tratar de ti GURU
e ao criador de touros também, mas esse coitado nem rabo tem de lhe ir ao rabo
depois diz que é da esquerda,

ver mais comentários
pub