Bolsa Bolsa nacional em queda ligeira pressionada por BCP e Galp

Bolsa nacional em queda ligeira pressionada por BCP e Galp

A bolsa de Lisboa começou a semana com uma queda ligeira, pressionada pelas acções do BCP e da Galp Energia. Entre as restantes praças europeias não se verifica uma tendência definida.
A carregar o vídeo ...
Ana Laranjeiro 19 de dezembro de 2016 às 08:12

A bolsa nacional arrancou a sessão em queda ligeira. O PSI-20 desce 0,11% para 4.623,05 pontos, com sete cotadas em queda, sete em alta e quatro inalteradas. Entre as restantes praças europeias não se verifica uma tendência definida.

A marcar o dia nos mercados vai estar a divulgação de dados económicos. Esta segunda-feira serão divulgados importantes indicadores económicos nas maiores economias. O Ifo da Alemanha divulga o índice que mede a confiança dos empresários, naquele que poderá ser o primeiro indicador de reacção à alteração de Governo em Itália e a ameaça de outras situações de instabilidade política na Europa. Os economistas apontam para uma estabilização do índice (110,5 contra 110,4 em Novembro).

Nos Estados Unidos serão conhecido o índice PMI para o sector dos serviços, com os economistas a apontarem para uma descida de 54,6 em Novembro para 54,25 em Dezembro.

Em Lisboa, destaque para as acções do BCP, que descem 1,23% para 1,1354 euros, e são das que mais pressionam neste arranque de sessão. Está agendada para esta segunda-feira uma assembleia-geral do BCP e em cima da mesa vai estar a deliberação sobre limites de voto. O encontro, que acontece a partir das 11:00, vai deliberar sobre o aumento, de 20% para 30%, do limite de votos existente no banco. Se a proposta dos maiores accionistas for aprovada, a Fosun poderá percorrer a passadeira vermelha o que reforçará a sua posição como maior accionista da instituição, podendo elevar a sua participação até 30%.

Ainda na banca, o BPI abriu inalterado nos 1,127 euros.


Na energia, a Galp desce 0,28% para 14,08 euros. Antes da abertura do mercado, a empresa comunicou que o conselho de administração aprovou o projecto para Moçambique de construção de uma unidade flutuante para a liquefação de gás natural.


A EDP desce 0,35% para 2,844 euros. Por outro lado, a EDP Renováveis soma 0,24% para 5,763 euros. A REN, que antes da abertura do mercado anunciou que entrou para a estrutura accionista de uma empresa com gasoduto do Chile por mais de 172 milhões de euros, soma 0,08% para 2,60 euros.


Em queda arrancou também a Nos, recuando 0,11% para 5,599 euros.


A Jerónimo Martins, por sua vez, arrancou a sessão inalterada nos 14,76 euros. E a Sonae subia 0,24% para 85,1 cêntimos.´

A travar uma queda mais expressiva da bolsa estão ainda as acções dos CTT, que somam 0,40% para 6,32 euros.


(Notícia actualizada pela última vez às 8:22)


A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Antunes . 19.12.2016

Bom dia a todos. Estou na Altri feliz da vida. Até ao final do ano deverá subir recuperando das perdas do ano. Em 2017 deverá ser uma das balas de prata com a inflação a subir na América e o Dólar mais forte. Hoje 2 feira poderá haver alguma correção mas nos próximos tempos a Altri deverá ser para subir, várias casas de investimento dizem isso, bons negócios e boa semana.

Anónimo 19.12.2016

é no mínimo curioso quando há problemas para resolver k diz respeito ao chinoca esse porco que deu cabo das poupanças dos micro-investidores as ações afundam sempre.foi assim quando ele se chegou à frente com uma proposta ridícula a oferecer 2cents por ação e n.amado o maior eskroke as deu 1,4 cent

pub