Bolsa Bolsa nacional sobe mais 1% à boleia do BCP e EDP

Bolsa nacional sobe mais 1% à boleia do BCP e EDP

A praça lisboeta está a acentuar os ganhos do arranque da sessão, subindo mais de 1%, impulsionada pelos títulos do BCP, EDP e CTT. Entre as restantes praças europeias, o sentimento é semelhante numa altura em que o mercado espera pelo encontro do BCE.
Bolsa nacional sobe mais 1% à boleia do BCP e EDP
Bloomberg
Ana Laranjeiro 06 de dezembro de 2016 às 10:57

Lisboa está a acentuar os ganhos registados no arranque da sessão, numa altura em que por toda a Europa também se destaca o sinal positivo. O PSI-20 soma 1,16% para 4.462,02 pontos, com 14 cotadas em alta e quatro em queda.

Nesta segunda sessão após o referendo em Itália, o verde é a cor comum a maioria das praças do Velho Continente. O principal índice italiano lidera os ganhos, subindo 1,40% e recuperando das perdas da última sessão, seguido pelo principal índice espanhol, que cresce 1,29%.

Depois do referendo em Itália os investidores estão agora de olhos postos na reunião de quinta-feira do BCE, esperando que Draghi anuncie um reforço do programa de compra de activos, quer na sua dimensão, quer no tempo de duração.


Em Itália, depois de um encontro com o Presidente da República, Renzi aceitou congelar o pedido de demissão até à aprovação do Orçamento do Estado. O Governo italiano já tem em prevenção um plano para resgatar o Banca Monte dei Paschi, caso a instituição financeira espanhola não consiga angariar capital através dos seus accionistas e outros investidores.


Por cá, destaque para as acções do BCP, EDP e CTT. As acções do banco liderado por Nuno Amado avançam 4,01% para 1,1702 euros, aliviando assim das perdas recentes. O BPI soma 0,09% para 1,127 euros.

No sector energético, a EDP cresce 2,75% para 2,769 euros e a EDP Renováveis valoriza 1,78% para 5,958 euros. A REN cresce 1,71% para 2,558 euros. A Galp Energia ganha 1,06% para 13,34 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para as importações nacionais, cede 0,16% para 54,85 dólares por barril.

Os CTT apreciam 2,05% para 5,78 euros. A Nos ganha 0,48% para 5,234 euros. No retalho, a Jerónimo Martins cede 0,31% para 14,625 euros. E a Sonae soma 0,64% para 78,7 cêntimos.


Fora do PSI-20, a Impresa continua numa trajectória de ganhos subindo 9,31% para 22,3 cêntimos. Em entrevista ao Expresso, Miguel Almeida defendeu que não faz sentido que os operadores de telecomunicações sejam donos de conteúdos e acredita que o hipotético negócio entre a dona da PT Portugal e a Media Capital seja travado pelos reguladores.


Após analisar as declarações de Miguel Almeida, o banco de investimento Haitong considera que a Nos poderá avançar para a compra do grupo dono da SIC, a Impresa, caso avance o negócio entre a PT Portugal/Altice e a Media Capital, dona da TVI, o que tem estado a suportar a cotação das acções da empresa de comunicação social.

"Apesar de Miguel Almeida não ter elaborado o que entende como guerra, na nossa visão é claro que a Nos considerará adquirir o outro grupo de media – Impresa – que detém uma canal de televisão privada, no sentido de ter o mesmo poder de negociação que a PT Portugal/Altice", fez saber a casa de investimento numa nota enviada aos clientes esta segunda-feira, 5 de Dezembro.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 06.12.2016

BPI nem fo..de, nem sai de cima, sobe 1 baixa 10.Grandes artistas.

Anónimo 06.12.2016

POBRE PHAROL! Qem foste e quem és!Ja foste a grande PT Portugal hoje nada vales,já foste a menina dos olhos da Nação. O MONHÈ E O GRANADEIRO DESTRUIRAM-TE, apenas vales uns miseros 0.17centimos, grande nome, pequeno farol que não encandeia

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub