Bolsa BPI sai do PSI-20 e deixa índice com 17 cotadas até Março  

BPI sai do PSI-20 e deixa índice com 17 cotadas até Março  

Tal como aconteceu com a saída do Banif, o índice português voltará a ter apenas 17 cotadas. O BPI sai do PSI-20 a 10 de Fevereiro.
BPI sai do PSI-20 e deixa índice com 17 cotadas até Março  
Miguel Baltazar

A comissão gestora do índice PSI-20 decidiu que o BPI vai deixar a carteira do PSI-20, deixando o índice com apenas 17 cotadas até à próxima revisão, que vai acontecer na terceira segunda-feira de Março (dia 20).

 

"A Euronext comunica que, na sequência dos resultados alcançados na Oferta Pública de Aquisição do CaixaBank sobre o BPI, e face à informação disponível à data, foi decidida a exclusão das acções do Banco BPI do índice PSI 20, com data efectiva a 10 de Fevereiro", refere um comunicado da Euronext. 

 

Esta decisão da Euronext surge depois do CaixaBank ter reforçado para 84,5% no capital do BPI. Além disso, a Allianz permanece com 8,43% do banco ainda liderado por Fernando Ulrich, pelo que a liquidez do BPI em bolsa vai ser diminuta, já que o "free float" ficará reduzido a cerca de 7%.

 

Antes da OPA, o CaixaBank tinha 45,5% do BPI, mas havia outros accionistas maioritários, sendo que estava disperso por investidores sem participação qualificada cerca de 22,5% do capital do banco.

 

A saída do BPI deixará o índice português com uma menor representação do sector financeiro, já que ficará agora representado apenas pelo BCP, com cerca de 10% e pelo Montepio, que tem um peso diminuto no PSI-20.

 

Mesmo saindo do PSI-20, o BPI continuará cotado em bolsa. Essa foi a "intenção" assumida pelo CaixaBank, que disse que "pretendia manter as acções" do banco "admitidas em mercado regulamentado na sequência da oferta". 

 

PSI-20 já teve 17 cotadas

 

O facto de o BPI deixar o PSI-20 com apenas 17 cotadas não é inédito na bolsa portuguesa. Foi também a saída de outro banco que deixou o principal índice português com apenas 17 constituintes.

 

Tal aconteceu quando o Banif foi alvo de uma resolução, no final de 2015, o que ditou a saída do banco de bolsa.




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

O PSI-20 é uma piada, é preferível incorporar as 10 melhores no IBEX.

Anónimo Há 1 semana

o psi da treta a bolsinha onde os pequenos enchem os bolsos aos grandes,fujam d*esta treta

Anónimo Há 1 semana

A Soares da Costa vai entrar no psi 20

ABCDEF1 Há 1 semana

Então os enpanhóis disseram que mantinham o banco na bolsa e afinal sai? E não atingiram a percentagem que queriam. A não ser que vá para o psi geral, que é para onde vai a mijaria.

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub