Research CaixaBI antecipa quebra de 13,8% nos lucros da Navigator

CaixaBI antecipa quebra de 13,8% nos lucros da Navigator

A Navigator - que apresenta resultados a 9 de Fevereiro - terá visto as receitas recuarem 4,1% no último trimestre de 2016, um período em que os preços do papel e da pasta caíram.
CaixaBI antecipa quebra de 13,8% nos lucros da Navigator
Pedro Elias/Negócios
Rita Faria 02 de fevereiro de 2017 às 18:13

O CaixaBI antecipa que a Navigator tenha encerrado o último trimestre do ano passado com lucros de 47 milhões de euros, uma descida de 13,8% face aos 54,5 milhões do mesmo período do ano anterior.

 

Numa nota de análise divulgada esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, os analistas do CaixaBI estimam que as receitas da antiga Portucel tenham descido 4,1%, em termos homólogos, para 406,5 milhões de euros, num período em que os preços do papel (A4 B-copy) caíram de uma média de 820 euros por tonelada para 808 euros por tonelada.

 

No mesmo período, os preços da pasta de papel BHKP caíram, em dólares, (de 671 para 655 dólares por tonelada) mas mantiveram-se estáveis em euros. Ainda assim, os analistas antecipam preços da pasta mais baixos devido à expectável subida das vendas à vista.

 

Considerando o conjunto do ano, as estimativas da unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos apontam para que a margem EBITDA tenha atingido 25,5%, o que compara com 24% em 2015.

 

A Navigator, liderada por Diogo da Silveira (na foto) apresenta os seus resultados dentro de uma semana, a 9 de Fevereiro. Esta quinta-feira, as acções da empresa subiram 1,34% para 3,477 euros, tendo tocado máximos de um ano ao longo da sessão. O CaixaBI atribui um preço-alvo de 4,60 euros às acções da Navigator, o que tem implícito um potencial de valorização de 32,2% tendo em conta a cotação de fecho de hoje.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 3 semanas

Alguém me sabe dizer se estes resultados são bons ou maus. Eu não percebo muito mas acho que este ano a Navigator vai dar menos dividendo, e que amanhã irá haver uma correção no título.

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

É vender logo de manhã antes do tombo... Vai corrigir e chegar novamente aos 3€... Eu sei do que estou a falar...

CapaNegra Há 3 semanas

Esta é sem dúvida uma das melhores apostas no psi20...Além do mais os analistas do Caixa BI é cada tiro cada melro...Aguardar para ver os resultados apresentados é o aconselhamento que vos deixo...

NAVIGATOR Há 3 semanas

Ebita 25.5% superior a 2015, 1.5 % amanhã upa upa isto é que é saber gerir uma Empresa.

ECONOMISTA Há 3 semanas

NAVIGATOR- EBITA (LUCROS ANTES DE IMPOSTOS, JUROS DEPRECIACÃO E AMORTIZAÇÃO) 24% EM 2015 E 25,5% EM 2016 , isto é o que interessa, como diz o comentador AB, faturando menos e ganhando mais, com esta Ebita , os dividendos devem ser muito razoáveis, só quem não percebe vendo as ações amanhã.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub