Mercados Calculadora dos dividendos de 2011

Calculadora dos dividendos de 2011

Para que possa acompanhar qual o valor da remuneração que as empresas da bolsa de Lisboa estão a anunciar, bem como a rentabilidade dos dividendos que vão entregar, o Negócios disponibiliza-lhe uma calculadora para que saiba quanto vai receber com os dividendos relativos ao exercício de 2011.
(Calculadora actualizada com os dividendos da Altri)

O Negócios põe à disposição dos leitores uma ferramenta para que possa acompanhar a divulgação do valor das remunerações accionistas, e saber quanto irá receber em dividendos das empresas nacionais. Várias já revelaram os valores que vão entregar e que serão creditados nas contas dos seus accionistas.

Nas próximas semanas serão conhecidas as remunerações accionistas das restantes empresas da bolsa nacional, podendo, com esta ferramenta, ficar a saber quanto irá receber em dividendos, já descontado do imposto que passou de 21,5% para 25% (assumindo que não opta pelo englobamento). O pagamento da remuneração deverá ter início nos próximos meses.

Na calculadora encontrará todas as empresas do PSI-20, e também as cotadas do PSI Geral que, historicamente, distribuem dividendos. À medida que forem conhecidos novos valores de dividendos e as respectivas datas de pagamento, a calculadora será actualizada pelo Negócios.

Consulte aqui as datas de pagamento de dividendos







Glossário

O que é o dividendo?
É a fracção dos lucros da empresa cotada que é distribuída aos investidores. Normalmente, quando uma empresa obtém lucros num exercício, distribuiu, no ano seguinte, uma parte desses aos detentores de acções, sendo o valor proposto pelo Conselho de Administração e votado em Assembleia Geral.

Quanto pago de imposto?
A carga fiscal sobre os dividendos aumentou. Passou de 21,5% para uma taxa de 25%, sendo o imposto pago na altura em que recebe a remuneração. Pode optar antes pelo englobamento, incluindo este rendimento na sua declaração de IRS, mas esta opção só é favorável caso a sua taxa de imposto seja inferior a 25%.

Qual a diferença entre dividendo complementar e intercalar?
O dividendo intercalar é aquele que é pago quando ainda decorre o exercício a que este diz respeito. O dividendo complementar é o que é pago no final do período a que se referem os resultados. Em Portugal, a PT opta por dividir o pagamento do dividendo em duas fases, já lá fora são várias as que pagam em quatro fases (uma por trimestre).

O que representa o “dividend yield”?
Resulta da divisão do dividendo pela cotação e determina a rendibilidade da remuneração. Apresentado em percentagem, este é um importante indicador da atractividade do dividendo devendo ser comparado, especialmente, com o das cotadas do sector.

O que é o “payout”?
É percentagem dos lucros que a empresa distribui sob a forma de dividendos. Quanto maior é este rácio, mais atractiva é a política de remuneração da empresa aos accionistas. O “payout” pode superar os 100%, caso a empresa distribua um valor superior aos lucros.

Como posso ter direito aos dividendos?
Para ter direito aos dividendos, terá que ter na sua carteira os títulos antes da data do destaque dos dividendos. As acções entram em ex-dividendo três dias úteis antes da data de pagamento, sendo que para receber os dividendos basta comprar os títulos no dia anterior à data ex-dividendo, podendo os títulos ser vendidos na sessão em que entram em ex-dividendo.

Quando é que recebo os dividendos?
A remuneração accionista tende a ser feita entre Abril e Maio, sendo anunciado valor a receber pelos investidores aquando da apresentação das contas do último exercício, ou nas semanas seguintes. Os dividendos são creditados na conta bancária do investidor, sendo o valor já líquido de impostos (a menos que o opte pelo englobamento).

O que acontece às acções?
No dia em que as acções entram em ex-dividendo passam a negociar sem direito à remuneração accionista. No mercado, os títulos das empresas ajustam negativamente de forma a reflectir o valor do dividendo. A queda do valor das acções não tem obrigatoriamente que ser na mesma proporção do dividendo, sendo o mercado a determinar qual a cotação das mesmas após o destaque da remuneração.




A sua opinião22
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 24.10.2012

Boa tarde,

Uma questão.

Até quando é possivel comprar acçoes da PT e ainda ter direito ao dividendo? Se possivel claro.

Obrigado

Anónimo 29.05.2012

Estes tipos são um exemplo do que empreendedorismo deste pais. Desde 1998 que estes vigaristas usam imensos esquemas fraudulentos,
como falsos contratos de prestação de serviços, falsas declarações à Segurança Social, etc. Nos últimos anos tem concentrado a sua acção
na contratação de vários estagiários ao abrigo do programa Inov e outros, estagiários esses que depois são colocados em clientes como consultores experientes.
Os programas do governo para incentivo ás PME (IAPMEI) também estão debaixo da mira destes vigaristas. Passam projectos de empresa para empresa e com isso recebem
Incentivos do estado, como se de projectos novos se tratasse: veja-se o exemplo do projecto Concillium usado pela Zon nas suas assembleias, ou
o produto MediaVision usado pela IWayTrade. Recebem ainda vários incentivos estatais por sediarem as suas empresas em lugares como Ílhavo e Santarém
(na vivenda do "Dr" Luis Gama), quando na verdade as sedes da empresas são em Lisboa.
Este vigarista, Luís Gama tem estado desde sempre envolvido em esquemas. Esteve envolvimento num esquema de burla na Servibanca,
com o seu amigo Renan Souza e sócio da Match-Profiler, esquema esse que foi trazido a publico pelos colaborados do Millenium BCP no blog do Zé Bancario.
Hoje encontra-se em esquemas com um dos directores de IT da Zon, o Paulo Rocha que coloca colaboradores da Sysmatch na Zon.
Tem ainda esquemas de colocação de estagiários em clientes, acordos esses firmados com o comercial da NetPeople, Luís Jorge.

Ate quando estes vigaristas ficam inpunes??

Povo desmiolado 10.05.2012

Ese ano não irei ter dividendos porque a minha calculadora ficou com as pilhas endividadas e penhoradas.

xocro 25.04.2012

É possível comprar acções da PT com direito a dividendo até à data de ex dividendo que no caso é dia 21 de maio ( está no sitio da empresa essa info) em relação ao valor ele é dividido em dois e já houve um pagamento antes

ver mais comentários
pub