Bolsa Catalunha: Bolsa espanhola cai e juros aliviam

Catalunha: Bolsa espanhola cai e juros aliviam

A praça espanhola é a que mais perde na abertura europeia desta segunda-feira, dois dias depois de Rajoy ter anunciado a intenção de activar o artigo constitucional que suspende a autonomia da Catalunha. Nos juros da dívida, o início de dia é de alívios.
Catalunha: Bolsa espanhola cai e juros aliviam
Reuters
Paulo Zacarias Gomes 23 de outubro de 2017 às 09:05
A praça espanola abriu a sessão desta segunda-feira em queda, a liderar as descidas na Europa, depois de o governo espanhol ter anunciado que pretende activar o artigo 155.º da Constituição para suspender a autonomia da Catalunha e no dia em que o parlamento da região se prepara para começar a responder.

O IBEX 35 recua 0,57% para 10.164,00 pontos, com o sector bancário e industrial à cabeça das quedas. Os bancos Bankinter, BBVA e Sabadell caem mais de 1%, tal como as empresas do sector da construção e energia ACS e Gamesa.

Os líderes catalães reúnem-se esta segunda-feira para analisar as possíveis respostas à decisão de Madrid de afastar o governo da Generalitat e convocar eleições antecipadas, colocando as instituições catalãs sob controlo do executivo central.

Carles Puigdemont, o presidente do governo regional, anunciou a marcação de um plenário da assembleia regional, onde poderá levantar a suspensão sobre a declaração de independência da Catalunha, na sequência do referendo de 1 de Outubro.

Se na bolsa as perdas desta segunda-feira ameaçam os ganhos de 0,25% com que a sessão fechou na sexta-feira passada - perante a possibilidade de resolução da crise secessionista -, já na frente da dívida espanhola a manhã começou com ligeiros alívios nos juros a que as obrigações trocam de mãos no mercado secundário.

Na maturidade a 10 anos, a 'yield' negoceia a ceder ligeiros 0,03 pontos base para 1,654%, travando três sessões consecutivas de apreciação. O alívio é generalizado a todas as maturidades.

A vice-primeira-ministra, Soraya Saenz de Santamaria, anunciou esta segunda-feira que Carles Puigdemont perderá todos os poderes logo que o Senado espanhol dê luz verde ao artigo 155.º, medida que se espera seja aprovada esta sexta-feira.





A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
BCP : vem ai as subidas dos JUROS Há 3 horas

ESTA SEMANA o BCE VAI COMEÇAR A SUBIR OS JUROS dia 2 novembro a DBRS vai voltar a SUBIR os RATINGS de PORTUGAL e do BCP no dia 20 de dezemro será a vez da FINTCH fazer o MESMO resultado o BCP chegará aos 0.50 até ao final deste ANO

Saber mais e Alertas
pub