Câmbios Comunidade hindu contra decisão do Banco de Inglaterra de continuar a usar sebo nas notas

Comunidade hindu contra decisão do Banco de Inglaterra de continuar a usar sebo nas notas

Depois dos vegans, é a comunidade hindu que agora mostra a sua indignação perante o facto de o Banco de Inglaterra usar gordura de bovino no fabrico das suas notas.
Comunidade hindu contra decisão do Banco de Inglaterra de continuar a usar sebo nas notas
Reuters
Carla Pedro 10 de agosto de 2017 às 21:00

No final do ano passado, a nova nota de cinco libras esterlinas causou polémica no Reino Unido, por conter sebo, tendo havido mesmo uma petição para a retirada da nota, que contou com milhares de assinaturas.

 

Agora, a comunidade hindu de todo o mundo está incomodada com a decisão do Banco de Inglaterra de continuar a fabricar notas de 5 e 10 libras em polímero e de introduzir também a nota de 20 libras nas mesmas condições – todas elas contendo, ao que se diz, vestígios de sebo, a gordura animal que se usa também no fabrico de sabão e velas.

 

Esta questão causou celeuma em finais de Novembro de 2016, sobretudo no Twitter – onde tudo começou, depois de uma utilizadora, Steffi Rox, ter perguntado ao Banco de Inglaterra (BoE) se era certo que as novas notas continham gordura animal –, onde grupos de vegans, vegetarianos e alguns grupos religiosos se insurgiram e exigiram à autoridade monetária para pôr fim ao fabrico das notas com aquela composição, com especial incidência na nova nota de cinco libras que estava em circulação desde Setembro.

 

"As novas notas de cinco libras contêm gordura animal, em forma de sebo. Isto é inaceitável para milhões de vegans, vegetarianos, hindus, sikhs, jainistas e outros no Reino Unido. Exigimos que se deixe de usar produtos de origem animal na produção de divisas que temos de usar", sublinhava a petição entretanto criada na Charge.org.

 

O Banco de Inglaterra viu-se assim a braços com uma controvérsia disse estar a tentar encontrar uma solução. A Innovia, responsável pela impressão da nova nota, "está a trabalhar arduamente, junto da sua cadeia de fornecimento, e manterá o banco central informado sobre os progressos com vista a potenciais soluções", sublinhou o banco central num comunicado emitido a 30 de Novembro.

 

Perante o facto de nada ter mudado desde então, a comunidade hindu veio agora reclamar. A reacção surge depois de o Banco de Inglaterra ter emitido hoje um comunicado dizendo que a nova nota de 20 libras eas futuras emissões das notas de 5 e 10 libras continuarão a ser fabricadas a partir do polímero que contém produtos animais.

O líder norte-americano/hindu Rajan Zed, em comunicado divulgado também hoje, no Nevada, disse estar chocado, em nome dos hindus de todo o mundo, com o facto de o banco central britânico ter recusado respeitar os sentimentos da comunidade hindu.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado bucks Há 1 semana

Não querem sebo, voltem para a India. E atenção não sou racista, mas se na India mandasse alterar habitos já não iam gostar.

comentários mais recentes
Juca Há 6 dias

Esse sebo é uma maneira prática de consumir essa gordura proveniente da indústria da carne. Não a gastando de uma forma leve terá de ser eliminada. Incineração, p. exemplo. A poluição daí resultante metia-a no cu desta cambada, com uma chaminé.

Anónimo Há 6 dias

Caros Hindus, enviem-me as notas que por 10% do valor facial tiro o sebo das notas! Garantido!!

Anónimo Há 1 semana

Qualquer dia são os SkinHeads a reclamar da nota por causa dos caracois da Rainha.

bucks Há 1 semana

Não querem sebo, voltem para a India. E atenção não sou racista, mas se na India mandasse alterar habitos já não iam gostar.

ver mais comentários
pub