Bolsa Cotadas da energia levam PSI-20 a subir pela primeira vez em quatro sessões

Cotadas da energia levam PSI-20 a subir pela primeira vez em quatro sessões

A bolsa nacional valorizou mais de 1% depois de três sessões de perdas, animada pelas cotadas do sector da energia e pela Jerónimo Martins. Na Europa, os principais índices somam mais de 1%.
Cotadas da energia levam PSI-20 a subir pela primeira vez em quatro sessões
Miguel Baltazar/Negócios
Rita Faria 10 de Outubro de 2016 às 16:47

A bolsa nacional encerrou a sessão desta segunda-feira, 10 de Outubro, em terreno positivo depois de três sessões consecutivas de perdas. O PSI-20 valorizou 1,15% para 4.546,49 pontos, com 14 empresas em alta, três em baixa e uma inalterada.  

Tal como as congéneres europeias, a bolsa de Lisboa reforçou os ganhos, esta tarde, devido à forte subida dos preços do petróleo, que impulsionou os produtores de energia em toda a região.

A matéria-prima está a subir mais de 2,5% nos mercados internacionais, animada pela expectativa de que a Rússia se poderá juntar aos produtores da OPEP e acordar um corte ou estabilização dos níveis de produção.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,78% para 342,29 pontos.

No plano nacional, a EDP subiu 2,49% para 2,803 euros, a EDP Renováveis somou 1,04% para 6,776 euros e a Galp Energia valorizou 0,9% para 12,37 euros.

Além destas, também a Jerónimo Martins, os CTT e a Nos contribuíram para os ganhos do PSI-20. A retalhista somou 1,91% para 16,02 euros depois de, na semana passada, o Haitong ter revisto em alta o preço-alvo dos títulos da retalhista de15,70 para 16,70 euros.

A Nos valorizou 0,66% para 5,939 euros e os CTT subiram 1,67% para 5,655 euros. Esta manhã, os títulos da empresa de correios chegaram a negociar em mínimos de Dezembro de 2013, nos 5,511 euros, abaixo do preço da OPV, de 5,52 euros.

Na banca, o BCP somou 1,3% para 1,56 cêntimos e o BPI desceu 0,09% para 1,128 euros. 

Além do BPI, só a Semapa e a Sonae encerraram a sessão com sinal vermelho. A empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira deslizou 0,42% para 11,72 euros e a retalhista caiu 0,58% para 68 cêntimos. 

(Notícia actualizada às 16:51)




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
capaNegra Há 3 semanas

Esta malta da bolsa é ridícula faz maus negócios ao comprar acções de determinadas empresas ficam agarrados a elas, depois vêm aqui criticar os seus administradores de tudo e mais alguma coisa, quando eles próprios é que não sabem fazer bons negócios...a bolsa seja portuguesa,espanhola ou alemã tem altos e baixos e toda gente sabe que pode ganhar muito dinheiro como ficar na miséria.Não adianta chorar ou vir apregoar que empresa A ou B vai subir ou descer...J Martins há um ano atrás cotava a 7€ agora esta 16 quem apostou nesta empresa ganhou dinheiro, uns ganharam muito outros menos. Já Sonae porque alguém fala nesta empresa tem potencial ascendente, mercado desta ainda tem muitos anos pela frente já Galp, BP, Repsol etc... por exemplo tem um mercado que a longo prazo será absorvido pela Edp, Iberdrola, Edf...sejam rápidos...bons negócios.

Anónimo Há 3 semanas

Os Belmiros, pai e filho, são uns meerddas, gananciosos, vigaristas e desconfiados e forretas, autentica caaca!
Quando apertam a mão contam logo os dedos para ver se lhes falta algum! Um nojo!

Anónimo Há 3 semanas

Sonae sgps, sempre a brilhar...

Fanhoso Há 3 semanas

Mituxa Mizé tu e o CÚroka e só enterrar dinheiro na bolsa
não ganham juizo
estão enterrados até a raiz dos cabelos

ver mais comentários
pub