Obrigações Depois de mexer na perspectiva da República, Moody’s sobe perspectiva de “rating” da Brisa

Depois de mexer na perspectiva da República, Moody’s sobe perspectiva de “rating” da Brisa

Na passada sexta-feira, a Moody’s reviu a perspectiva do “rating” nacional, de estável para positivo. Hoje, foi a vez de a agência melhorar o "outlook" da Brisa, elevando-o de estável para positiva.
Depois de mexer na perspectiva da República, Moody’s sobe perspectiva de “rating” da Brisa
Bruno simão
Negócios 05 de setembro de 2017 às 13:10

A Moody’s decidiu rever em alta a perspectiva da Brisa Concessão Rodoviária (BCR): de estável para positiva. Uma alteração que se segue à que agência de "rating" fez em relação à República Portuguesa na passada sexta-feira, 1 de Setembro. Uma mudança na perspectiva de um governo ou empresa de estável para positiva, abre a porta a uma subida do "rating" no espaço de 12 a 18 meses.

 

"A acção de ‘rating’ de hoje segue-se a uma mudança de perspectiva da Moody’s no rating Ba1 do governo de Portugal de estável para positiva", refere o documento da agência de notação financeira, a que o Negócios teve acesso.

 

Na nota, a Moody’s "reconhece que o ‘rating’ da BCR está actualmente condicionado pelo do governo de Portugal". Por conseguinte, "uma melhoria no ‘rating’ do governo resultaria provavelmente num upgrade do ‘rating’ da BCR".

 

Na última sexta-feira, em relação a Portugal, Moody’s seguiu as pisadas da Fitch, que tomou a mesma decisão em Junho deste ano. Esta agência ainda se pode manifestar sobre Portugal este ano, em Dezembro. E com a Moody's a confirmar a perspectiva de trajectória positiva do "rating", o mercado pode reforçar a aposta num regresso a grau de investimento, ou seja numa saída de "lixo", a classificação actual.

"À medida que a economia portuguesa melhorou, as perspectivas para a BCR acompanharam, como mostram as melhorias contínuas nos volumes de tráfego na rede BCR, que suportam a desalavancagem em curso, associada ao fortalecimento do ambiente financeiro em Portugal", refere a Moody’s.

 

E, acrescenta o comunicado divulgado esta terça-feira, "a mudança na perspectiva do ‘rating’ da BCR para positiva reflecte ainda a expectativa da Moody’s que a empresa continue a mostrar métricas de crédito consistente com os termos da sua estrutura financeira e mantenha uma posição de liquidez forte". 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
Saber mais e Alertas
pub