Câmbios Dólar regista melhores duas semanas face ao iene em 28 anos graças a Trump

Dólar regista melhores duas semanas face ao iene em 28 anos graças a Trump

As expectativas do mercado em relação às políticas de Donald Trump, o próximo presidente dos EUA, estão a suportar o comportamento do dólar face ao iene. A possibilidade de subida dos juros em Dezembro apoia também esta evolução.
Dólar regista melhores duas semanas face ao iene em 28 anos graças a Trump
Jonathan Ernst/Reuters
Ana Laranjeiro 18 de Novembro de 2016 às 08:54

O dólar está a valorizar face ao iene, aproximando-se das suas duas semanas de crescimento mais acentuado em 28 anos. Por esta altura, o dólar sobe 0,58% para 110,76 ienes. Face ao euro, o dólar soma 0,29%, com a moeda europeia a negociar nos 1,0593 dólares. Durante esta sexta-feira, 18 de Novembro, o dólar já atingiu um novo máximo desde Dezembro de 2015 face à moeda europeia.

O comportamento da moeda norte-americana, face à moeda nipónica, ocorre numa altura em que o mercado está expectante em relação às políticas de recuperação económica do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, a perspectiva crescente de uma subida dos juros por parte da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) já em Dezembro está também a dar um impulso à moeda norte-americana.

Esta quinta-feira, 17 de Novembro, a presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, confirmou que "em breve" deverá haver um novo aumento dos juros no país. Yellen reiterou também que o ritmo da subida dos juros será moderado.

"Espero que o crescimento económico continue a um ritmo moderado e suficiente para gerar um reforço suplementar das condições do mercado laboral e fazer regressar a [taxa de] inflação para o objectivo do Comité [de governadores] de 2% no próximo par de anos", justificou Yellen.


Jun Kato, gestor sénior do fundo Shinkin Asset Management, em Tóquio, em declarações à Bloomberg, apontou que "as expectativas excessivas para a subida dos juros e para a inflação nos Estados Unidos estão a levar a uma recuperação do dólar e é assustador". O gestor acrescentou que os mercados estão numa fase em que "as pessoas são obrigadas a seguir a tendência de alta apoiadas meramente em expectativas, mesmo que as considerem frágeis".


O Bloomberg Spot Index subiu 0,3% esta sexta-feira, o que representa um crescimento pela sétima vez em oito dias. Além disso, está a negociar no nível mais elevado desde Fevereiro.

 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Richard Há 3 semanas

Contact Kayzed Consultants


Kayzed Helps the organization in getting ISO Certification and other significance done smoothly and cost effectively. Just fill the simple form and get in touch with us for any kind of services as ISO consultancy training, certification against various standards li

Anónimo Há 3 semanas

https://offshoreleaks.icij.org/search?utf8=%E2%9C%93&q=Trump&c=&j=&e=&commit=Search

pub
pub
pub
pub