Mercados Draghi recomenda prudência com as bitcoin

Draghi recomenda prudência com as bitcoin

Mario Draghi fala com prudência sobre a bitcoin, dizendo não caber ao BCE regulá-la.
Draghi recomenda prudência com as bitcoin
Lusa
Negócios 13 de fevereiro de 2018 às 17:32
Prudência é o que Mario Draghi, presidente do BCE, recomenda na utilização das criptomoedas. Num vídeo publicado na página de internet do banco central, e que tem um conjunto de perguntas feitas por jovens estudantes, Mario Draghi 

"Um euro hoje é um euro amanhã, tem valor e é estável", começou por dizer quando questionado se investiria em bitcoin se fosse um jovem estudante como poupança futura. Draghi salientou que a variação da bitcoin oscila muito, mas mais do que isso não chama moeda à bitcoin porque o euro é protegido pelo BCE, o dólar é protegido pela Reserva Federal. As moedas são protegidas pelos bancos centrais ou pelos respectivos governos", mas, sustenta, "ninguém protege a bitcoin".

E quando questionado sobre se o BCE vai regular a bitcoin, Draghi acerscentou: "não cabe ao BCE a responsabilidade de o fazer".



Numa outra pergunta endereçada ao presidente do BCE, Mario Draghi foi questionado sobre a importância do "blockchain" - tecnologia de segurança para transacções virtuais - a qual acredita que é uma tecnologia "muito promissora", já que permite que muitos processos sejam muito mais rápidos. E "sendo uma tecnologia nova e promissora, provavelmente apoiará a economia e trará muitos benefícios". Por isso, Draghi garante que "estamos muito interessados nesta tecnologia", mas deixa o alerta: "ela ainda não é segura para os bancos centrais". Daí que o presidente do BCE diga ser necessário mais análise e aprofundamento sobre o "blockchain".

"Como não se trata de um processo de investigação simples, decidimos cooperar com o banco central do Japão", mas, concluiu, "esperamos contudo que seja uma tecnologia muito útil". 





A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Anónimo 14.02.2018

Calma!
Primeiro vou esperar pelo conselho sábio do Cavaco Silva.
Se ele disser que está tudo bem com as cripto moedas eu vendo tudo. ahahah

General Ciresp 13.02.2018

Este cabeca de CRYPTO COIN,a mandar ser prudente com o BIT.Essa moeda e para pessoas q vivem na terra mas com pensamento na LUA.E tambem desta maneira vao perder a mania da andarem a caca da abelha com vinagre.Sempre ouvi dier:se queres ser bom,junta-te a eles.

Saber mais e Alertas
pub