Bolsa EDP baixa estimativas de lucros para o ano mas mantém dividendo

EDP baixa estimativas de lucros para o ano mas mantém dividendo

As acções da eléctrica estão a descer praticamente 4%, depois de a empresa ter piorado as estimativas de lucros para o conjunto do ano. O dividendo mantém-se em 0,19 euros.
EDP baixa estimativas de lucros para o ano mas mantém dividendo
Bruno Simão/Negócios
Rita Faria 03 de novembro de 2017 às 11:30

Depois de ter revelado ontem os seus resultados do terceiro trimestre, a EDP reviu em baixa as estimativas para os lucros e EBITDA relativos ao conjunto do ano.

Num documento publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a eléctrica situa entre 850 e 900 milhões de euros o resultado líquido recorrente esperado para 2017, o que compara com a anterior estimativa de um valor igual ou superior a 919 milhões de euros.

Para o EBITDA recorrente, a empresa liderada por António Mexia colocava a fasquia nos 3,6 mil milhões de euros, admitindo agora um intervalo mais recuado, entre 3,5 e 3,6 mil milhões.

A justificar esta revisão estão algumas adversidades na produção e comercialização na Península Ibérica, entre as quais volumes hídricos mais baixos do que o esperado, aumento dos preços das bolsas de electricidade e maiores custos regulatórios.

Apesar da revisão em baixa, a EDP mantém o dividendo em 0,19 euros por acção.

Resultados "fracos"

Esta sexta-feira, na sequência dos resultados do terceiro trimestre, os analistas do BPI já haviam referido que os números "fracos" poderiam comprometer as metas estabelecidas para este ano.

"À luz dos resultados dos primeiros nove meses, a meta da empresa de um resultado líquido recorrente de 919 milhões de euros em 2017 parece um objectivo difícil, já que que precisa de um crescimento homólogo de 11% dos lucros por acção no quarto trimestre – um objectivo exequível mas difícil tendo em conta as condições atmosféricas adversas na Península Ibérica", destacaram os analistas do BPI, numa nota de análise.

O comentário surge depois de a empresa liderada por António Mexia ter revelado, após o fecho do mercado, que os seus lucros subiram 86% para 1.147 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, beneficiados por ganhos não recorrentes que incluem 61 milhões de euros resultantes da venda de centrais hídricas no Brasil e 558 milhões de euros da venda da Naturgas em Espanha. Eliminando estes efeitos extraordinários, o EBITDA recuou 4% para 2.711 milhões de euros.

 

As acções da EDP descem 3,94% para 2,976 euros, depois de terem chegado a afundar um máximo de 4,13% para 2,97 euros. 




A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
O Mexia e o Pintelhos deviam ser dependurados! Há 2 semanas

Caros comentadores perguntem ao Pintelhos (Catroga) se não está satisfeito na EDP! A chupar 50 mil € por mês para não fazer nada! Se as acções descambam ele não quer saber! O PC dos cortes consegui-lhe este lugar. E PC é deputado! Portugal está cheio de chupistas! O Mexia a ganhar mais de 1 milhão

ESTA FOI MAIS UMA CANALHICE QUE PASSOS NOS OFERECE Há 2 semanas

O Pau mandado dos interesses chineses, ANTÓNIO MEXIA, vangloriou-se do crescimento dos lucros da EDP.
Só não diz o principal : Q A POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÕES COMPULSIVA DO PULHA PASSOS PROPICIOU Q, AGORA, UMA PARTE SUBSTANCIAL DESTES LUCROS VOEM, DE IMEDIATO, PARA A CHINA, QD PODIAM AQUI FICAR.

XULOS NOJENTOS ANDAM A MARRAR NO BCP Há 2 semanas


SEUS SUINOS SABEM QUE HOJE OS RATINGS VÂO SUBIR POR ISSO TOCA A MARRAR NO BCP BEM PARA BAIXO QUE È PARA ENCHEREM A MULA GATUNOS VÃO GAMAR A VOSSA MÃE

Anónimo Há 2 semanas


É simplesmente escandaloso!
Se não fosse este sistema, que alguns apelidam de empobrecimento constante..., os chamados partidos da esquerda não tinham o património milionário que têm nem os seus barões estariam tão abastados como estão ...

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub