Bolsa EDP penaliza Lisboa e tecnológicas castigam praças europeias

EDP penaliza Lisboa e tecnológicas castigam praças europeias

O movimento fortemente negativo que penalizou o Nasdaq na sexta-feira está hoje a pressionar as praças europeias. A EDP lidera as quedas do PSI-20
A carregar o vídeo ...
Nuno Carregueiro 12 de junho de 2017 às 08:17

A bolsa nacional iniciou a semana em terreno negativo, em linha com as principais praças europeias, que estão a ser penalizadas pelo sector tecnológico.

 

O PSI-20 desce 0,45% para 5.275,01 pontos, com 10 cotadas em queda, cinco em alta e as restantes sem variação.

 

Nas praças europeias os índices caem em torno de 0,5%, afectados pelo desempenho negativo das tecnológicas, que teve início no final da sessão de sexta-feira e levou o Nasdaq a fechar essa sessão a cair mais de 2%.

 

O movimento de vendas começou depois de Robert Boroujerdi, responsável de investimento do Goldman Sachs, ter advertido para o facto de a baixa volatilidade em títulos como os do Facebook, Amazon, Apple, Microsoft e Alphabet [dona da Google] poderá estar a "cegar" os investidores perante riscos como os movimentos cíclicos e a regulação.

 

Na praça portuguesa não é o sector tecnológico que condiciona o desempenho do índice, já que a representação na praça portuguesa é muito fraca. A pressionar o PSI-20 está sobretudo a EDP, que continua a ser penalizada pelas notícias relacionadas com as investigações a potenciais benefícios que poderá ter recebido.  

 

O semanário Expresso noticiou Sábado que a ERSE está a calcular os valores pagos à eléctrica nos últimos 10 anos, sendo que o Governo prevê recuperar até 500 milhões de euros em rendas excessivas.

 




A sua opinião60
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 12.06.2017

Em França, e mesmo tendo o Estado francês como maior accionista com cerca de 85% das acções da empresa, a maior companhia de electricidade, cotada na bolsa de valores onde dispersou parte do seu capital, está orientada para o mercado livre, aberto e concorrencial, despede 5100 excedentários, gera lucros impressionantes, distribui dividendos notáveis aos accionistas, e vende uma das electricidades mais baratas de toda a União Europeia. Em Portugal, a congénere, anti-mercado, mal gerida, sem qualquer consideração pelos clientes e pelos accionistas, nem tão pouco pelas autoridades reguladoras e económicas que capturou há muito porque o Estado português deixa-se sempre capturar por nefastos e obscuros interesses, negoceia os despojos do mercado que matou à nascença e se habituou a roubar. "EDF plans up to 5,100 job cuts in France: source" http://www.reuters.com/article/us-edf-layoffs-idUSKBN15G4AL

comentários mais recentes
alfredo sousa 08.07.2017

Em França, o CEO da energia é, de certeza, inteligente, tem bom senso, sabe que existe um regulador que não existe apenas para se governar, e, também não deve ter um ordenado que impeça, aqueles que fazem funcionar a empresa, de serem aumentados. Cá (é um monopólio), comem tudo e não deixam nada.

Edmundo Dos Santos Figueiredo 07.07.2017

A chantagem sobre os povos é efetuada pelos interesses privados. Quem não vê é quem tem também interesses...

ETA povo BURRO e ESTUPIDIFICADO 12.06.2017

O PESSOAL LÁ DE FORA ESTÁ TUDO A COMPRAR MILENIUM BCP porque sabem que o BCP é um DIAMANTE que vai QUINTUPLICAR mas aqui NÃO preferem a INSOLVENTE e FALIDA PHAROL cujos administradores vão ser PRESOS # ENFIM preferem continuar no LIXO

Finalmente 12.06.2017

Com o BCP sempre a trepar ainda vem para aqui gajos falar mal do BCP, eu tive juízo e comprei se perder problema é MEU. Que eu saiba não pedi dinheiro a vocês, cambada de palhaços, tal como alguém escreveu anda para aqui muitos invejosos..... ou tesos!
BCP é um diamante por lapidar em breve vou gozar férias com o lucro e v/ ficam mesmo por casa ahahahahah

ver mais comentários
pub