Bolsa Energia devolve PSI-20 aos ganhos

Energia devolve PSI-20 aos ganhos

As acções da EDP Renováveis destacam-se com uma subida acima de 1%. EDP e Galp também estão em terreno positivo.  
Energia devolve PSI-20 aos ganhos
Pedro Catarino/CM
Nuno Carregueiro 05 de outubro de 2017 às 08:19

A bolsa nacional abriu em alta, contrariando a tendência de queda das principais praças europeias e a recuperar das perdas da véspera que foram motivadas pelos receios com a Catalunha.

 

O PSI-20 ganha 0,15% para 5.393,96 pontos, com 13 cotadas em alta, quatro em queda e uma sem variação. Nas praças europeias os índices marcam perdas ligeiras depois de ontem à noite Carles Puigdemont, presidente do governo autonómico da Catalunha (Generalitat), ter deixado fortes críticas ao Rei de Espanha e insistido na necessidade de conversações entre Madrid e Barcelona mediadas por um terceiro actor.  

 

Ontem a bolsa espanhola encerrou em forte queda, pressionada sobretudo pelo sector financeiro, em reacção às notícias que apontam para que Puigdemont anuncie em breve a independência da Catalunha de forma unilateral.

 

Em Lisboa o BCP recupera ligeiramente, com uma valorização de 0,04% para 0,2402 euros. Mas é o sector energético que marca dos ganhos do índice, com a EDP Renováveis a valorizar 1,05% para 7,15 euros, a EDP a subir 0,1% para 3,086 euros e a Galp Energia a ganhar 0,17% para 14,99 euros.

 

A EDP e a REN anunciaram a conclusão da venda da EDP Gás à REN esta quarta-feira, 4 de Outubro, um negócio avaliado em mais de 530 milhões de euros. As acções da REN, que irá efectuar um aumento de capital para financiar a operação, descem 0,15% para 2,723 euros.

  

Ainda no lado dos ganhos continua a Altri, que valoriza 0,8% para 5,02 euros, beneficiando de notas de research positivas. Ontem foi o CaixaBI que elevou a avaliação das acções da cotada.




pub